4 dicas imperdíveis para fechar os poros do rosto

Fechar os poros do rosto é um desejo estético de muitas mulheres, principalmente daquelas que têm a pele mais oleosa e, consequentemente, os poros mais dilatados.

Mas não se trata apenas de uma questão relacionada à beleza: os poros ficam maiores porque não conseguem eliminar o excesso de secreção produzido pelas glândulas sebáceas, o que pode contribuir para o surgimento de cravos e espinhas.

Se você está incomodada com o tamanho dos poros do seu rosto, não pode perder as 4 dicas que vamos dar agora mesmo!

1. Tenha uma rotina diária de limpeza

Já que um dos grandes vilões de uma pele sem poros dilatados é o sebo produzido naturalmente pelas glândulas, a sua grande aliada deve ser mesmo a limpeza.

E não precisa ser nada complexo ou demorado: crie, por exemplo, uma rotina na hora do banho, deixando o seu sabonete de rosto na área do box. Assim, você lava o rosto rapidamente e, quando sair do banho, basta aplicar o restante dos produtos — como um tônico ou um hidratante.

Lembre-se apenas de utilizar os produtos recomendados para o seu tipo de pele e não exagerar na limpeza: quanto mais você lavar, mais a sua pele vai “reagir” produzindo mais sebo. Duas vezes por dia, de manhã e à noite, é o suficiente.

2. Faça esfoliações periódicas

A esfoliação uma vez por semana também vai ajudar a remover a camada mais externa da pele, renovando e retirando o excesso de oleosidade.

Existem excelentes produtos dermocosméticos no mercado que ajudam você a esfoliar sua pele com eficiência e um ótimo custo-benefício, sabia? Um bom exemplo é o Pérolas Negras Charcoal Scrub, que você pode conhecer aqui.

3. Aposte em máscaras de argila

A argila também é um ótimo componente para retirar o excesso de óleo e devolver os minerais da pele do rosto. Mais uma vez, existem bons produtos à base de argila comercializados, mas você pode comprar a argila verde e fazer a sua própria máscara. Basta diluí-la em soro fisiológico e aplicar na região que desejar. Deixe agir também por 20 minutos e retire com a ajuda de um algodão, em movimentos circulares.

4. Alterne compressas quentes e frias

A diferença de temperatura que a pele recebe quando você alterna as compressas quentes e frias melhora a oxigenação dos tecidos e aumenta a elasticidade dos poros, além de ajudar na beleza e na saúde da pele como um todo.

Ficou interessada? Faça o teste: coloque no rosto uma bolsa térmica morna, por 3 minutos. Em seguida, coloque uma bolsa fria, por 2 minutos. Simples assim.

A temperatura fria também pode ajudar na vasoconstricção da pele. Antes de passar a maquiagem, lave o rosto com água fria e passe uma pedra de gelo por toda a região. Depois é só seguir o seu processo normalmente, com primer, base e pó.

Viu só como é possível fechar os poros do rosto sem muita complicação? Apesar de bastante incômodos, especialmente para as mulheres, lembre-se de os poros dilatados são uma característica natural da pele de cada pessoa. Antes de apostar em intervenções duvidosas ou agressivas, fale com o seu dermatologista.

Gostou deste conteúdo e quer ficar por dentro de mais dicas de beleza, estética e saúde? Curta a nossa página no Facebook!

Comentários no Facebook

topo