4 efeitos da menopausa e como amenizá-los

A menopausa é definida como a última menstruação e marca o fim da idade reprodutiva de uma mulher, que costuma acontecer entre os 45 e 55 anos. Nesse período, os efeitos da menopausa geralmente são sentidos pela maioria das mulheres, mas variam bastante.

Vale destacar que, antes de a menstruação terminar totalmente, alguns sintomas também podem aparecer, como os famosos calores repentinos, desregulação hormonal e alterações de humor. É o chamado climatério, que normalmente dura por volta de um ano até a menopausa chegar de vez.

Mas, afinal, quais são os efeitos mais comuns da menopausa? O que fazer para diminuí-los? Continue a leitura e descubra quatro deles agora mesmo!

1. Ganho de peso

Com a chegada da menopausa, o metabolismo do corpo feminino tende a desacelerar. Desse modo, algumas mulheres podem ter um ganho de peso em maior ou menor proporção — tudo vai depender do seu estilo de vida.

Por isso, se você ainda não mantém uma alimentação equilibrada nem pratica atividades físicas, vale a pena rever os seus hábitos. Afinal, sempre é tempo de investir em qualidade de vida. A sua vida pós-menopausa agradece.

2. Secura vaginal

A partir do climatério, muitas mulheres podem notar uma redução na lubrificação natural da vagina. Esse sintoma, além de trazer desconforto nas relações sexuais, também pode causar coceiras e feridas na região. Para diminuir o incômodo, use lubrificantes à base de água ou passe óleo de coco depois do banho.

3. Alterações de humor

Você pensou que estaria livre das alterações de humor típicas da TPM, não é? Porém, a alteração hormonal comum nesse período da vida das mulheres também afeta as emoções, podendo causar irritabilidade, ansiedade, crises de choro e “explosões de raiva”.

Além dos hormônios à flor da pele, é preciso considerar que a mulher está passando por um momento novo em sua vida. Muitas, inclusive, podem ficar abaladas com o fato de estarem saindo da sua idade reprodutiva — o que também pode influenciar o seu humor. Respeite o seu corpo e esse momento, e compreenda que essas mudanças são naturais. É mais um estágio da vida pelo qual você está passando e quanto mais leveza, melhor.

4. Calores

O mais famoso efeito da menopausa também é resultado da desregulação hormonal que está acontecendo no corpo da mulher. Mas isso não quer dizer que você precisa ficar suando por aí, dormindo embaixo do ventilador enquanto todos os outros moradores da casa estão de cobertas.

Alguns produtos são ótimos aliados da mulher na menopausa, porque oferecem tratamentos e alívio para os distúrbios característicos da menopausa. Na Farmadoctor você encontra uma linha completa de medicamentos e fitoterápicos que podem ajudar você nestas situações! Confira aqui.

Alguns produtos especiais também podem ajudá-la, como o Black Cohosh, um fitoterápico eficaz no alívio de alguns distúrbios (por exemplo, os calorões, o ressecamento vaginal, a palpitação e a ansiedade característicos do período).

Outra excelente opção é o Kit de Combate aos Sintomas da Menopausa da Farmadoctor, um kit para 30 dias de tratamento composto por duas formulações. Ele oferece alívio para os incômodos que mencionamos neste artigo e muitos outros. Além disso, você pode recorrer a profissionais da acupuntura, homeopatia, fitoterapia e aromaterapia.

Os efeitos da menopausa são, sim, desafiadores, mas você pode vencê-los com a ajuda de bons hábitos e dos medicamentos manipulados corretos. Lembre-se de que é somente uma fase e vai passar.

Se ainda assim você estiver precisando de mais disposição para enfrentar o dia a dia, leia, agora mesmo, o nosso próximo artigo!

Comentários no Facebook

topo