Conheça 6 mitos e verdades sobre polivitamínicos e poliminerais!

polivitamínicos e poliminerais

Os polivitamínicos e poliminerais são indicados para complementar a alimentação, contribuindo para a ingestão adequada de nutrientes e garantindo a saúde do organismo. São fórmulas ricas em vitaminas (A, B, C, D, K) e minerais, como ferro, cálcio e zinco, e se apresentam por meio de cápsulas, comprimidos ou líquidos.

Com o dia a dia agitado, são poucas as pessoas que ainda conseguem fazer uma refeição nutricionalmente suficiente e equilibrada para obter todos os nutrientes que o corpo necessita para funcionar. Sendo assim, podem surgir algumas dúvidas que intrigam quem já consome ou deseja começar a consumir esses suplementos.

Pensando nisso, reunimos uma lista com as 6 declarações mais comuns em relação a eles, além da explicação se são verdadeiras ou falsas. Confira!

1. Polivitamínicos e poliminerais engordam

Mito! Ao contrário do que dizem, as vitaminas e os minerais não têm calorias, portanto, não engordam. Essa afirmação só surgiu porque algumas vitaminas, como a B12, podem ajudar a aumentar o apetite, e mesmo assim, somente com o consumo exagerado do produto.

2. Esses suplementos são indicados somente para atletas ou quem pratica atividades físicas

Mentira. Eles são uma ótima opção para quem se preocupa em alcançar os níveis de vitaminas e minerais necessários ao bom funcionamento do corpo — principalmente para quem tem restrições na alimentação, como os veganos e vegetarianos, para quem segue dietas sem carboidratos ou para quem simplesmente não gosta de legumes e verduras.

3. Devem ser tomados sempre no mesmo horário

Verdade. A ingestão desses suplementos deve ser feita junto das principais refeições, para garantir uma melhor absorção de seus ativos e uma maior assimilação, por conta dos alimentos ingeridos.

4. Podem ser consumidos por qualquer pessoa

Verdade. Não há contraindicações no uso de vitaminas e minerais, desde que o paciente não possua quadros de hipervitaminose (decorrentes da ingestão exagerada). Até mesmo gestantes, crianças e idosos podem (e devem!) tomar, desde que respeitem os critérios e as doses recomendadas.

5. Os nutrientes podem interagir uns com os outros e, consequentemente, reduzir a sua absorção

Mito dos grandes! Quando os nutrientes são ingeridos por meio da alimentação, eles podem ser absorvidos juntos sem causar nenhum problema ao indivíduo, e o mesmo acontece quando se toma polivitamínicos. A única diferença é que o que estiver em excesso é facilmente eliminado pelo organismo, ao contrário da suplementação, em que o processo é mais demorado.

6. Não são necessárias receitas médicas para a compra desses suplementos

Verdade! Não são necessárias receitas médicas para comprar suplementos no Brasil, pois, as embalagens ilustram as recomendações de doses diárias estabelecidas para vitaminas e minerais. No entanto, é necessário descobrir quais são as necessidades do organismo de cada paciente, e para isso, é aconselhável uma avaliação nutricional antes do uso.

Esses são alguns dos mitos e verdades que rodeiam os suplementos polivitamínicos e poliminerais. Esperamos que você tenha conseguido tirar todas as suas dúvidas!

E aí, gostou de saber sobre esses suplementos? Quer continuar se informando sobre esse assunto e muitos outros relacionados à saúde e bem-estar? Então, siga-nos nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook e no Instagram.

Comentários no Facebook

topo