Afinal, o que é inibidor de apetite? Entenda aqui

Perder aqueles quilinhos extras é um dos grandes desejos de grande parte da população brasileira. No entanto, nem sempre os exercícios físicos resolvem esse problema. E aí que entram os as alternativas para emagrecimento. Você sabe o que é inibidor de apetite?

Tratam-se de medicamentos que agem fazendo com que a sensação de saciedade dure mais tempo. Além disso, eles ajudam a reduzir a ansiedade que aparece quando você passa por alguma restrição alimentar.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este texto e conheça as vantagens dos inibidores de apetite, quando eles devem ser usados, quais os efeitos colaterais e contraindicações. Confira!

Quais as vantagens dos inibidores de apetite?

A principal vantagem de usar os inibidores de apetite é a perda de peso. Isso é possível graças à composição do medicamento. Nele, existem substâncias que ajudam a controlar e reduzir o peso corporal.

Por exemplo, o inibidor de apetite com Garcinia Cambogia permite a aceleração da queima de gordura pelo próprio corpo e bloqueia a síntese de gordura que não for aproveitada pelo organismo. Mas essa não é a única vantagem.

Outro benefício está na redução da sensação de fome. Os componentes do inibidor de apetite possuem fibras que fazem com que você se sinta alimentado. Isso evita aquelas famosas “beliscadas” durante os intervalos das refeições principais.

Além disso, esses medicamentos também atuam na aceleração do metabolismo. O ingrediente Garcínia, por exemplo, presente em alguns inibidores de apetite, trabalha contra o metabolismo preguiçoso. Ele altera o fluxo metabólico, desvia os carboidratos da dieta e agiliza a síntese lipídica, ou seja, a queima de gorduras.

Quem pode usar?

Aquelas pessoas que têm necessidade de perder peso podem contar com o inibidor de apetite como aliado. Por exemplo, o medicamento que possui Picolinato de Cromo é especialmente indicado para aqueles que não conseguem emagrecer porque têm o hábito de comer doces exageradamente, uma vez que ele tira essa vontade.

Quais os efeitos colaterais dos inibidores de apetite?

Cada tipo de inibidor de apetite apresenta efeitos colaterais específicos. Geralmente, os inibidores à base de anorexígenos podem causar falta de paciência, perda de sono ou sono superficial.

Já aqueles à base de sacietógenos, que aumentam a sensação de saciedade, normalmente apresentam efeitos colaterais mais brandos, tais como uma insônia de baixa intensidade, um pouco de sono superficial e uma pequena modificação no nível de agitação da pessoa.

Quais as contraindicações?

Os inibidores de apetite a base de anorexígenos e sacietógenos não podem ser usados por pessoas que apresentam quadro específicos de doenças crônicas. Por exemplo, é contraindicado o uso por pessoas portadoras de hipertensão arterial descompensada,  diabetes do tipo 2 e arritmias cardíacas.

Também deve-se evitar o uso por pessoas que apresentam problemas psiquiátricos graves. É o caso daquelas pessoas diagnosticadas com depressão e transtornos do humor ou impulsos compulsivos. Quem possui glaucoma também não deve usar inibidores de apetite.

Tirou suas dúvidas sobre o que é inibidor de apetite? Antes de fazer qualquer uso desse tipo de medicamento, é importante buscar a avaliação de um profissional da saúde. Essa pessoa pode aferir seu nível metabólico e recomendar a melhor dose para que você consiga atingir seu objetivo.

Quer conhecer outras soluções para a sua saúde? Entre em contato com a gente agora mesmo! A Farmadoctor uma farmácia de manipulação com mais de 10 anos de tradição e oferece diversos produtos relacionados à saúde e bem estar.

Comentários no Facebook

topo