Alongamento para dor nas costas: veja alguns exercícios simples
A maioria das pessoas sentirá dores lombares em algum momento da vida e 65% da população sente esse mal anualmente, conforme pesquisa. No entanto, em muitos casos o alongamento para dor nas costas alivia os sintomas.
As dores no dorso do corpo às vezes são tão fortes que chegam a incapacitar quem as sente e podem ter origem óssea, muscular ou articular.
Neste post você conhecerá alguns exercícios que melhoram o incômodo. Boa leitura!
Entenda o que provoca as dores nas costas
Os maus hábitos incorporados à rotina são um dos principais fatores que causam dores nos músculos dorsais, mas elas também têm origem inflamatória, genética ou pós-cirúrgicas. Entre esses costumes estão:
- má postura;
- dificuldade para manter o peso;
- stress;
- sedentarismo;
- passar muito tempo em frente o computador;
- prática de movimentos repetitivos.
Aprenda exercícios de alongamento para dor nas costas
Alongar-se mantém ou desenvolve a flexibilidade de músculos, tendões e ligamentos, restaurando o equilíbrio normal dessas estruturas.
Incorpore a prática em seu dia a dia. Coloque algumas gotas de óleo relaxante em um difusor antes de iniciar a atividade, assim o aroma auxilia o relaxamento do corpo.
Veja, a seguir, alguns exercícios que podem ajudar.
Alongar a coluna
O objetivo desse exercício é alongar os músculos que estão localizados ao lado da coluna. Você também sentirá a distensão das partes posteriores das coxas, nas panturrilhas e parte da planta dos pés.
Para fazê-lo, sente-se no chão de maneira confortável. Estique as pernas e separe-as a uma largura maior que a do quadril. Incline o corpo para frente a partir do quadril e mantenha as mãos espalmadas no solo próximo às pernas. Não se incline demais, seu foco não é se deitar no chão.
Puxar e segurar o joelho contra o peito
Aqui a atenção é para relaxamento e fortalecimento dos glúteos. Deite-se no chão com as pernas estendidas.
Flexione um dos joelhos e puxe-o com as mãos em direção ao peito enquanto a outra perna está esticada. Mantenha a posição por aproximadamente 20 segundos. Depois repita o mesmo processo com a outra perna.
Alongar na posição do gato e do camelo
Promove a mobilidade da coluna por meio do relaxamento e alongamento da lombar durante a flexão e estabilização da mesma no movimento de extensão.
Inicie na posição de quatro apoios no solo, alterne os movimentos de arquear e curvar as costas (as regiões lombar, torácica e cervical, são estendidas e flexionadas juntas). O movimento será feito de maneira lenta e mantendo a posição por 4 segundos.
Fazer flexão lateral
Realizado para toda a coluna. Tem início em pé, com os pés paralelos e separados à largura dos ombros. Estenda os braços para cima e una suas mãos acima da cabeça.
Agora, sem movimentar o quadril, incline-se para a lateral direita o máximo que conseguir, volte para a posição inicial e repita o movimento para o outro lado. Mantenha a posição por 4 segundos de cada lado.
Saiba como se prevenir dessas dores
Existem algumas ações que você pode fazer para evitar o surgimento dessas dores, como:
- procurar o fisioterapeuta para entender como melhorar sua postura, mesmo durante o trabalho;
- fazer automassagem com ajuda de óleos para relaxar os músculos;
- usar medicamentos para alívio do stress;
- manter o peso sob controle;
- praticar atividades físicas;
- incluir o alongamento em sua rotina diária.
Como você pôde perceber, o alongamento para dor nas costas alivia os sintomas e dá disposição a quem o pratica e a prevenção é o melhor caminho para evitar inflamações e distensões musculares. Então, comece já a praticar os alongamentos!
Gostou do texto? Aprendeu alguns exercícios para dor nas costas? Então, compartilhe o post em suas redes sociais. Assim, seus amigos aprenderão mais sobre saúde e bem-estar!