Afinal, onde são encontrados os anti-inflamatórios naturais?

anti-inflamatórios naturais

Nos últimos tempos, houve um aumento na procura por alimentos anti-inflamatórios naturais para o tratamento e a prevenção de doenças. Uma das razões desse aumento deve-se aos efeitos colaterais causados por alguns medicamentos existentes, tornando a fitoterapia uma opção mais comum atualmente.

Mesmo que de maneira paliativa, muitas pessoas contam com eles por serem eficazes no combate à dor. Esses alimentos são recomendados para o público em geral e auxiliam na desinflamação do organismo. Assim, não será preciso depender de medicamentos anti-inflamatórios por muito tempo, devido a uma recuperação mais rápida. Dessa forma, ocorrerão menos riscos de efeitos colaterais.

Mas você sabe onde pode encontrar os anti-inflamatórios naturais? Confira em nosso post alguns alimentos em que é possível encontrá-los!

Azeite extravirgem

O azeite, à base de oliva, é rico em polifenóis, substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes, além do ácido alfa-linolênico (ALA), um tipo de ômega 3 que ajuda no combate a inflamações. Para que ele não perca suas propriedades nutricionais, o recomendado é não aquecer o azeite e consumi-lo em temperatura ambiente.

Figo

O figo é uma fruta bastante utilizada para fazer doces caseiros. Ele ajuda a prevenir o câncer, pois conta com forte ação antioxidante e ajuda a proteger o organismo contra os radicais livres. Além disso, é rico em fibras alimentares, vitaminas e minerais. Tem propriedades anti-inflamatórias muito poderosas que têm sido estudadas para o tratamento de acne, úlceras, dermatites e também como anti-idade.

Salmão

O salmão deve ser inserido na alimentação, pois é uma das maiores fontes alimentares do ômega 3, nas formas chamadas ácido docosaexaenoico (DHA) e ácido eicosapentaenoico (EPA). Essas substâncias têm ação anti-inflamatória e são importantes para a saúde do sistema cardiovascular, pois reduzem a formação de placas obstrutivas nos vasos sanguíneos.

Cereja

Esse alimento é rico em antocianinas, pigmentos que atuam diminuindo os danos de radicais livres ao organismo e inibindo as enzimas do tipo ciclo-oxigenase — que intensificam inflamações — com efeito muito mais intenso se comparado a medicamentos de combate às inflamações.

Gengibre

O gengibre é um excelente anti-inflamatório natural. Pode ser usado no tratamento da inflamação do estômago e da garganta, por exemplo. É muito utilizado na culinária e na medicina. Seu consumo está relacionado a muitos benefícios terapêuticos: tem ação desintoxicante, bactericida e melhora os sistemas respiratório, digestivo e circulatório.

O gengibre também tem ação termogênica, acelerando o metabolismo e a queima de gordura do corpo. Seu poder anti-inflamatório possibilita que seja muito utilizado no combate a dores recorrentes da artrite, infecções do trato respiratório, dores musculares, tosse e bronquite. Uma dica de consumo é usá-lo no preparo de chás, que proporcionam muitos benefícios à saúde.

Como vimos, são muitos os alimentos onde podemos encontrar anti-inflamatórios naturais. Para se beneficiar de suas propriedades, é importante inserir essas iguarias na sua alimentação. Você pode combiná-las com diversos pratos. Lembrando que, por mais que sejam produtos naturais, é preciso se atentar ao consumo exagerado, pois dessa forma podem ter efeitos adversos.

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