AUTOCUIDADO EM TEMPOS DE QUARENTENA

Sim, a quarentena está em tudo que lemos ultimamente, mas esse texto é para trazer à tona um questionamento que consideramos muito importante: em tempos de quarentena, qual a importância que você está dando à sua autoestima?
Estamos vivendo dias desafiadores, não possuímos previsão do fim dessa temporada de incertezas, por isso temos que nos readaptar e aprender a seguir um novo estilo de vida com saúde e qualidade.
A autoestima e o autocuidado possuem uma forte relação, pois um auxilia no crescimento do outro, o que traz grandes benefícios como sentimento de bem estar e redução da ansiedade.
Pensando neste tema, selecionamos alguns pontos sobre os quais queremos chamar sua atenção, pois além de os considerarmos importantes, certamente irão estimular a melhorar ainda mais sua autoestima.

1. Cuide de sua pele.
Além de ser bastante importante para melhorar a aparência de nosso corpo, a pele precisa também de atenção quando o assunto é manutenção da saúde e da aparência. Neste momento em que o álcool gel e produtos saneantes tornaram-se parte integrante da rotina da população e o uso de máscaras obrigatório em várias regiões do país, problemas de pele como ressecamento excessivo, psoríase, hipersensibilidade e dermatites ficam mais difíceis de serem controlados. Lembre-se que fatores emocionais também podem agravar problemas de pele e mantendo-a saudável você deixa ela mais resistente a agentes agressores. Consulte seu dermatologista e aproveite para realizar tratamentos que contribuirão para sua aparência ficar ainda mais bonita!

2. Hidrate-se.
Quando estamos submetidos a rotinas menos agitadas, possuímos a tendência de ingerir menos água e isso pode refletir na aparência de sua pele, cabelos e unhas, e em funções importantes para manutenção da saúde vital, pois a água é componente fundamental de todas as células do organismo, influenciando diretamente na regulação da temperatura corporal, funcionamento de órgãos, eliminação de toxinas, lubrificação de mucosas e transporte de nutrientes. Redobre a hidratação em dias mais quentes e em épocas de secas. É importante lembrar que locais como garganta e narinas ressecadas podem facilitar a instalação e proliferação de microorganismos oportunistas, como vírus.

3. Mente sã, corpo são.
Preocupe-se em manter sua mente equilibrada, pois períodos de tensão e que nos tiram, de certa forma, de nossa rotina tendem a deixar-nos mais estressados, o que pode refletir na alimentação, humor, controle de doenças crônicas e bem estar, de uma forma geral. Existem fitoterápicos (como a Rhodiola, Passiflora, Serenzo, Griffonia) que auxiliam no controle da ansiedade e modulação do estresse, contribuindo para seu equilíbrio de várias formas, inclusive na redução do apetite.

4. Pratique exercícios físicos.
Além de manter a saúde em dia e nos deixar “em forma”, a prática regular de exercícios físicos induz nosso corpo a liberar hormônios e neurotransmissores que criam a sensação de felicidade e reduzem o estresse. Sendo assim, aproveite esta época para descobrir novas alternativas para exercitar-se, pois muitos profissionais de educação física estão oferecendo orientações diferenciadas que permitem a atividade física com os devidos cuidados, sem necessidade de exposição aos riscos de contaminação do Covid-19.

5. Ame-se, acima de tudo!
Lembre-se que cuidando de um, estamos cuidando de todos. Quando cada um faz sua parte e cuida de si, todos são beneficiados, então tomar as devidas medidas de prevenção ao contágio do Covid-19 é uma demonstração de amor próprio e ao próximo.
Olhar-se no espelho e gostar daquilo que vê é muito importante para uma vida plena e feliz, por isso, cuide também de sua aparência, use roupas que fazem você sentir-se bem, cuide de seu cabelo e, principalmente: sorria para você, sempre!
E jamais esqueça: Um corpo bonito é ainda mais belo quando o bem reflete em suas ações!

Comentários no Facebook

topo