Quais são as principais causas da queda de cabelo? Descubra aqui!

queda de cabelo

Geralmente, uma pessoa pode perder de 100 a 120 fios de cabelo por dia, o que é totalmente normal, principalmente comparado à grande quantidade de fios existentes no couro cabeludo.

Isso se deve ao processo natural de crescimento e renovação capilar, e é bem comum encontrar alguns caídos pelo chão, principalmente após o banho, a escovação ou até mesmo um simples toque com as mãos.

No entanto, quando em excesso, as causas da queda de cabelo podem estar ligadas a diversas condições. Por isso, neste post, vamos apresentar as principais para que você saiba diferenciar cada uma delas. Então, continue a leitura e confira!

Calvície

Também conhecida por alopecia androgenética, é a causa mais comum para a queda capilar nos homens. Diretamente associada a fatores genéticos e ao hormônio di-hidrotestosterona, ela pode ser percebida precocemente e provocar problemas de autoestima e impacto emocional, principalmente nos mais jovens.

Seu primeiro sinal aparente é a queda excessiva de cabelo nas entradas (regiões próximas à testa) e no topo da cabeça. Nos casos mais graves, pode ocasionar a morte celular dos folículos capilares e provocar a perda total dos fios.

Alterações hormonais

A queda de cabelo também pode ser causada por problemas de funcionamento das glândulas endócrinas, como a tireoide ou a hipófise, que desregulam o organismo e dificultam o transporte dos nutrientes aos folículos capilares.

Alopécia areata

Já a alopecia areata pode ser motivada por uma reação autoimune, predisposição genética ou pelo estresse, por exemplo, e se caracteriza pelo aparecimento de falhas em um ou vários pontos da cabeça.

Altas temperaturas

O hábito de tomar banhos quentes pode acabar sendo extremamente prejudicial aos cabelos. Além de provocar a oleosidade excessiva do couro cabeludo, a água quente também abre as cutículas dos fios, ressecando-os e provocando a queda capilar. O melhor a se fazer é tomar banhos mornos ou frios.

Quanto ao secador, o ideal é retirar todo o excesso de água dos cabelos antes do seu uso: isso evitará que os fios permaneçam expostos ao calor por muito tempo.

Má alimentação

Uma alimentação desequilibrada traz inúmeros malefícios à saúde, seja para homens ou para mulheres. Afinal, um organismo carente de nutrientes não realiza suas funções corretamente, e pode acabar se tornando uma das principais causas da queda de cabelo.

Além disso, uma dieta pobre em proteínas e outros nutrientes pode levar ao desenvolvimento de anemia, problemas na imunidade e outras doenças que também agravam a queda capilar.

Para confirmar se os seus cabelos estão realmente caindo, é válido observar se existem falhas no couro cabeludo, bem como a quantidade de fios que ficam no travesseiro, na escova e nos dedos, quando são passados pelas madeixas. Se houverem muitos, é importante ficar atento.

No entanto, para saber quais são as suas reais causas da queda de cabelo, é muito importante procurar um acompanhamento específico de um profissional. Só ele poderá avaliá-las e identificá-las corretamente.

E aí, gostou de saber quais são as principais causas da queda de cabelo? Quer conhecer os melhores tratamentos para esse problema? Então, aproveite que está por aqui e confira! Vamos lá!

Comentários no Facebook

topo