Como auxiliar na recuperação da massa magra? Veja algumas dicas!

Atualmente, o interesse das pessoas sobre como recuperar, manter ou aumentar a massa magra tem aumentado muito. Isso não é por acaso, pois a massa magra do nosso corpo é formada pelos músculos, mas também por ossos, órgãos vitais e líquidos corporais, compondo uma fração importante para a manutenção de nossa saúde e, sendo assim, merece uma atenção especial. Enquanto que a massa gorda é o peso de gorduras que temos — nem todas ruins, pois, em quantidades ideais, elas ajudam a proteger os órgãos.

O que acontece é que vários fatores contribuem para que o organismo humano vá perdendo massa magra, como o próprio envelhecimento, o sedentarismo, a alimentação desequilibrada e o uso crônico de medicamentos.

A boa notícia é que dá, sim, para recuperar essa massa, e nós listamos excelentes dicas para você. Confira!

1. Faça exercícios físicos

Esse assunto de massa gorda e massa magra parece mesmo papo de frequentadores de academia, não é? E eles estão certos!

Quando bem equilibradas, essas massas fazem mais do que manter o nosso corpo “sequinho”: elas ajudam a manter todo o organismo em perfeito funcionamento, garantindo mais saúde e qualidade de vida. Portanto, fazer atividades físicas é a melhor forma de estimular o seu músculo e mantê-lo com vigor.

2. Cuide da sua alimentação

Uma das maneiras mais eficientes de manter os seus músculos fortalecidos (e, consequentemente, recuperar a sua massa magra) é ingerindo os alimentos certos. Muitas pessoas focam apenas nas proteínas, que são fundamentais para o crescimento muscular e o fornecimento de aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo corpo.

Entretanto, é preciso lembrar que os carboidratos também são essenciais nessa dieta. Afinal, se eles faltarem, a proteína ingerida será transformada em energia e deixará os músculos “desabastecidos”. Portanto, inclua em seu cardápio carnes brancas e vermelhas, frutas, grãos e boas fontes de carboidratos complexos, como os integrais.

Se você já está praticando exercícios, vale a pena ressaltar que nos primeiros 30 minutos após o fim da atividade, as proteínas garantem melhor recuperação muscular, sendo essenciais nesse período.

3. Durma bem

Mais do que revigorar o corpo e a mente, renovando as energias para o dia seguinte, uma boa noite de sono é capaz de evitar a sarcopenia, ou seja, a perda dos músculos do corpo. Isso porque noites mal dormidas — tanto em qualidade como em quantidade — interferem de forma negativa na renovação do tecido muscular.

4. Aposte em suplementos e medicamentos manipulados

A recuperação muscular também pode ser obtida por meio de suplementos e produtos manipulados, desde que eles sejam feitos com personalização e segurança, por uma empresa confiável e indicados por um profissional capacitado.

Um dos compostos mais populares entre as pessoas que querem recuperar a massa magra é a Glutamina — um componente das proteínas dos seres vivos e o aminoácido livre mais abundante no tecido muscular. Ou seja, a Glutamina é uma forma natural de nutrir as células imunológicas e promover o crescimento muscular.

Agora que você já sabe como recuperar massa magra, pode manter o seu corpo ainda mais saudável. Lembrando que não se trata apenas de uma questão estética: a redução dos músculos compromete a mobilidade na terceira idade, facilitando problemas como fraquezas e quedas. Por isso, não se descuide da sua saúde.

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