Como diminuir as olheiras? Veja 5 dicas arrasadoras!

Você sabe como diminuir olheiras? Comum entre homens e mulheres, muitas vezes acompanhadas de bolsas inchadas, elas denunciam noites mal dormidas, rotinas desregradas e estressantes, além de nos fazerem parecer bem mais velhos do que somos.

Embora a fadiga seja a explicação mais lógica para a condição, há vários fatores que podem contribuir para a formação desses círculos escuros ao redor dos olhos. Pior: quem convive com elas, sabe como é difícil se livrar do problema.

Foi pensando nisso que elaboramos este post com 5 dicas arrasadoras para você acabar com as olheiras de vez e esbanjar saúde por aí. Preparado?

O que causa as olheiras?

Antes de combater qualquer problema de saúde, é importante entender a sua causa. As olheiras, também conhecidas como melanose periorbital ou hiperpigmentação periorbital, são basicamente classificadas em dois tipos — que podem ser afetados pela genética e pelo estilo de vida:

  • pigmentar — relacionada ao acúmulo de melanina sob os olhos, que causa um escurecimento da pele. Pode ser de origem hereditária ou proveniente dos danos causados pelo sol;
  • vascular — relacionada à dilatação das veias localizadas sob os olhos. Geralmente decorre de exaustão, alergias sazonais e fatores dietéticos.

Como diminuir as olheiras?

O tratamento depende da causa subjacente e, em alguns casos, apenas a cirurgia ou procedimentos estéticos dolorosos resolvem o problema. Entretanto, existem alguns métodos caseiros e produtos que prometem diminuir as olheiras em apenas poucos minutos. Confira, a seguir, 5 dicas imperdíveis.

1. Faça compressas de água fria 

Para as olheiras de tom arroxeado (geralmente decorrente de vasodilatação), uma compressa de água fria pode ajudar a reduzir o inchaço e diminuir os vasos sanguíneos dilatados. Enrole alguns cubos de gelo em um pano macio e limpo — ou embeba o tecido com água gelada — e aplique-o nos olhos por cerca de 20 minutos.

2. Use sachês de chá gelado

Embeba dois sacos de chá em uma xícara de água quente por 3 a 5 minutos e coloque-os na geladeira por cerca de 20 minutos. Retire-os, esprema o líquido restante, deite-se e coloque-os sobre os olhos. Deixe os saquinhos repousarem sob a pele de 15 a 30 minutos e, ao removê-los, lave a região com água fria.

3. Massageie a região dos olhos

Massagear a região dos olhos funciona como uma espécie de drenagem linfática e ajuda a diminuir o edema (inchaço) e as olheiras. Veja um passo a passo de como fazer a massagem em casa:

  1. deslize suavemente o dedo anelar pelo canto interno da pálpebra superior até o canto externo, fazendo uma leve pressão;
  2. repita o processo, agora na parte inferior. Comece pelo canal lacrimal — canto interno dos olhos — e deslize os dedos até as extremidades;
  3. dê leves batidinhas em toda a região das olheiras. Use os dedos médio e indicador, alternadamente;
  4. finalize a massagem colocando pressão nos canais lacrimais por 10 segundos, simulando um pequeno círculo.

4. Durma bem

Além de tantas outras consequências para o organismo, a privação do sono compromete o sistema circulatório. Isso quer dizer que há um aumento no congestionamento venoso, o que leva ao acúmulo de fluido nos vasos sanguíneos superficiais e faz com que as olheiras pareçam ainda mais escuras quando estamos cansados. Tente garantir no mínimo 7 horas de descanso por noite, dormir é o melhor remédio contra as olheiras.

5. Use produtos específicos para as olheiras

Alguns produtos tópicos ajudam a clarear a aparência das olheiras. Geralmente, eles possuem em sua composição ingredientes clareadores — como o ácido retinoico — que removem as camadas mais superficiais da pele e estimulam a produção de novas células.

Os cremes com ácido hialurônico, ceramidas e peptídeos também são recomendados, já que hidratam, estimulam a produção de colágeno e elastina e conferem um efeito lifting na pele, diminuindo o aspecto de cansaço. Entram na lista também os antioxidantes, incluindo as vitaminas A, C e E.

Viu como diminuir olheiras é totalmente possível? Sejam elas apenas um reflexo do cansaço ou causadas por questões hereditárias, com a ajuda de alguns truques caseiros e produtos específicos você pode recuperar o viço e o brilho no olhar em alguns minutos.

Quer receber mais dicas de saúde? Então não deixe de assinar a nossa newsletter!

Comentários no Facebook

topo