Conheça 5 tipos de argila e seus benefícios para a pele!

É fato que a natureza disponibiliza muitos ingredientes e substâncias valiosos para a nossa pele e organismo. Um bom exemplo disso são os diferentes tipos de argila, utilizados como tratamento estético — argiloterapia — desde os tempos antigos.

Com a descoberta de suas importantes propriedades, a popularidade da argila para a pele vem voltando nos dias atuais. Coletado diretamente do solo, esse componente reúne alumínio, sílica e água.

No entanto, existem diversos tipos de argila, sendo que cada um é indicada para tipos de pele e finalidades diferentes. Conheça, a seguir, as indicações e benefícios de cada uma. Boa leitura!

1. Argila verde

Sem sombra de dúvidas, a argila verde é uma das mais conhecidas. No entanto, é indicada somente para as peles oleosas, já que tem uma potente propriedade adstringente e com efeito de peeling, removendo o excesso de oleosidade.

Além disso, tem ação tonificante, secativa, bactericida, cicatrizante e anti-inflamatória, sendo uma ótima máscara para pessoas que estão fazendo tratamento contra acne. A argila verde também tem sais minerais importantes que, quando entram em contato com a pele, nutrem os tecidos e absorvem a radiação solar, causando um efeito que retarda o envelhecimento.

2. Argila branca

Entre os tipos de argila, encontramos a branca, que é indicada para peles secas e sensíveis, ao contrário da verde. Por ter uma grande concentração de alumínio, o seu pH (acidez) é o mais próximo da nossa pele.

Por isso, tem a capacidade de clarear pequenas e superficiais manchas, além de retirar a oleosidade sem ressecar o rosto. Em razão do pH próximo ao nosso, tem ação hidratante, suavizante e cicatrizante, sendo muito indicada para pessoas que ficam expostas ao sol por muito tempo.

3. Argila rosa

O tipo rosa é uma mistura da argila branca com a verde, o que a torna mais suave e com os benefícios de ambas. Indicada para peles sensíveis e bem delicadas, a argila rosa desobstrui os poros, que ficam carregados de poluição e resíduos de produtos do nosso dia a dia.

Por ser rica em ferro, a argila rosa tem ação cicatrizante, desinfetante e suavizante, por isso, ao mesmo tempo em que tem nutrientes importantes, consegue devolver o brilho natural da pele e remover toxinas.

4. Argila cinza

Indicada para peles bastante oleosas e manchadas, a argila cinza é a que tem maior concentração de titânio. Em razão disso, é um ótimo esfoliante natural, que retarda o envelhecimento e combate as temidas espinhas. Além disso, a sua capacidade de tirar manchas é proporcionada pelo pH mais básico.

5. Argila preta

Também conhecida como lama vulcânica, a argila preta é a mais nobre delas. Por ter uma baixa concentração de ferro, mas alta em alumínio e silício, tem potente ação desintoxicante para as peles oleosas.

A cor preta se deve ao teor de enxofre encontrado em sua composição. Essa argila é retirada de regiões vulcânicas, onde o solo é rico em minerais. Por isso, se torna uma substância que combate inflamações na pele.

Os diferentes tipos de argila são muito utilizados como máscaras faciais, mas também podem ser utilizadas em outras partes do corpo, como no couro cabeludo. No entanto, antes de utilizar no rosto, é preciso fazer uma boa limpeza, de modo que não fique nenhum resíduo de maquiagem.

Que tal separar um momento só para você quando for utilizar as máscaras de argila? Então confira como montar um spa em casa para ter o seu cantinho de relaxamento!

Comentários no Facebook

topo