Saiba como controlar a vontade de comer para emagrecer
Hoje em dia muitas pessoas desejam emagrecer, mas enfrentam dificuldades em manter uma alimentação mais balanceada e saudável. Isso se deve não só à falta de tempo para cozinhar seus próprios alimentos e selecioná-los melhor, mas também ao grande aumento das ofertas de tentações gastronômicas.
Está cada vez mais difícil se manter longe de guloseimas espalhadas por toda a parte — seja em supermercados, padarias ou restaurantes. Dessa forma, a perda de peso fica comprometida, pois ela depende da redução da ingestão calórica.
Diante desse cenário, é necessário ter muita força de vontade. Com isso, surge a dúvida: como controlar a vontade de comer?
Pensando nisso, listamos neste post algumas dicas para ajudar quem quer comer menos e emagrecer. Acompanhe!
Mantenha uma alimentação balanceada
Uma das mais importantes dicas sobre como controlar a vontade de comer é se alimentar de forma balanceada, com carboidratos de baixo índice glicêmico, proteínas e gorduras boas. Mudanças de estilo de vida são muito eficazes no tratamento de emagrecimento.
Existem alguns alimentos que ajudam a controlar a compulsão por comida. Alguns deles são:
- vitamina C: abacaxi, acerola, limão, pimentão e tomate, por exemplo, são ricos em vitamina C, que diminui o nível de cortisol (hormônio relacionado à ansiedade e ao estresse);
- grãos integrais e feijão: auxiliam na redução dos sintomas de ansiedade;
- carboidratos integrais: quinoa, aveia, massas e frutas como maçã e pera atuam aumentando a glicose sanguínea, o que gera energia e bem-estar;
- probióticos: são encontrados em iogurtes, coalhadas, alguns queijos e no molho de soja, melhoram a saúde do intestino auxiliando na digestão e na absorção de nutrientes, ajudando a emagrecer.
Aposte em alimentos termogênicos
Uma ótima opção é fazer a ingestão de alimentos termogênicos, que ajudam na aceleração do gasto calórico do organismo. Alguns deles são chá verde, pimenta, gengibre, canela e outros.
A canela, por exemplo, é associada ao açúcar, dando a impressão de que o alimento ingerido é mais doce e contém mais calorias. Porém, na verdade, ela não aumentará as calorias da refeição, ajudando a emagrecer. É possível usar em maçãs, pêssegos, bananas ou até mesmo no chá.
Diminua o estresse
Geralmente, a compulsão alimentar está mais associada à ansiedade do que à fome. Contudo, para conseguir emagrecer é preciso reduzir o estresse, pois há uma relação direta entre os níveis de cortisol e o aumento de peso, isto é, quanto maior o estresse, mais alto o índice de cortisol e maior a chance de o indivíduo engordar.
Desse modo, é preciso manter a calma e relaxar, mesmo com a vida tão agitada e cheia de problemas. Logo, uma ótima dica é praticar ioga para ajudar a reduzir o estresse ou apostar em quaisquer outros exercícios físicos, que auxiliam na liberação da adrenalina e ajudam nos momentos de nervosismo.
Consuma menos açúcares e gorduras
Reduza a ingestão de gorduras e açúcares, pois isso também ajuda a emagrecer e ainda diminui a fome. Comidas que contêm altas doses de sódio, carboidrato simples e gordura saturada inibem os receptores de leptina, alterando a sensação de saciedade. Além disso, há pessoas que são mais propensas a se viciarem em alimentos nada saudáveis como esses, logo, evite-os!
Utilize um redutor de apetite
Alguns hormônios, durante a alimentação, têm papel importante para possibilitar a sensação de prazer e bem-estar, por saciar a fome. O inibidor de apetite estimula a produção desses hormônios, apesar de ter havido ingestão de alimento, o que ajuda a emagrecer. Alguns também atuam diretamente no metabolismo da gordura corporal.
O Koubo trabalha no metabolismo e promove a quebra do glicogênio em glicose, liberando insulina e dando a sensação de saciedade e mais energia. Ele contribui para a perda de peso, pois elimina líquidos em excesso e toxinas, preservando e repondo os minerais.
Como você pôde perceber, são inúmeras as dicas de como controlar a vontade de comer. O importante é adaptar a sua rotina para que essas orientações sejam incorporadas e facilitem o seu processo de emagrecimento. Resista às tentações e você verá como vale a pena!
Agora que você já sabe que o Koubo é um excelente aliado, acesse o nosso site e conheça melhor os benefícios desse moderador de apetite!