7 dicas essenciais para manter a pele bonita e saudável no verão

Cuidados com a pele no verão

Na estação mais quente do ano não pode faltar sol, praia e diversão. Mas em meio a tudo isso, muita gente se esquece de cuidar da saúde da pele que, provavelmente, é a parte do corpo que mais sofre nessa época. Assim, é essencial adotar certos cuidados com a pele no verão.

Engana-se quem pensa que, para isso, basta passar protetor solar e hidratante no corpo. No post de hoje apresentamos 7 dicas de como ter uma pele mais bonita e saudável no verão. Continue a leitura para saber mais!

1. Alimente-se bem

A alimentação é fundamental para a saúde, inclusive da pele. Como no calor ela tende a se ressecar, é importante ingerir menos carboidratos, uma vez que eles contribuem para o endurecimento do colágeno e das elastinas, levando à perda de elasticidade.

Por outro lado, deve-se consumir mais frutas e verduras, que são ricas em fibras, e vitaminas, sais minerais e antioxidantes, que ajudam a evitar o envelhecimento.

2. Beba muita água

Outra dica essencial é ingerir muita água, de preferência, mais de 2 litros por dia. Ela é necessária para diversas funções importantes no organismo, como a regulação da temperatura e a regeneração dos tecidos, que podem ser prejudicados por conta do calor excessivo.

3. Hidrate a pele

Só a alimentação e a ingestão de água podem não ser suficientes para manter a pele hidratada. Por isso, é interessante aplicar creme ou loção hidratante por todo o corpo logo após o banho.

Prefira produtos ricos em vitaminas C e E, que são antioxidantes, e com óleos essenciais, que ajudam na retenção da umidade. Além disso, é bom evitar banhos muito quentes, já que eles provocam o ressecamento da pele.

4. Faça limpeza de pele

Pelo menos uma vez por semana, faça uma pequena limpeza de pele em casa, com uma esfoliação leve. Uma vez por mês, procure um bom profissional para um tratamento mais profundo. A limpeza contribui para tratar a acne, reduzir manchas de sol, eliminar células mortas e promover uma hidratação mais profunda.

5. Reduza o álcool

Pode ser tentador se refrescar com um drinque à beira da piscina, mas esse hábito deve ser evitado. O álcool prejudica a absorção de água no organismo, contribuindo para a desidratação.

Se quiser beber algo além de água pura, prefira o suco de uva integral, que é rico em resveratrol, um antioxidante poderoso.

6. Pare de fumar

Não adianta ter muitos cuidados com a pele no verão e prosseguir com um dos hábitos que mais causam mal a ela. A fumaça do cigarro não só prejudica muito a saúde, como deixa a pele ressecada, envelhecida e com manchas.

7. Use filtro solar

Bem, esta dica é indispensável  para o verão. Usar filtro solar é importante durante o ano inteiro. Mas nessa época, tanto a incidência dos raios solares quanto a exposição a eles são bem maiores.

Para ter mais eficácia, prefira os bloqueadores com fator de proteção acima de 30. E não se esqueça de aplicar filtro solar no corpo do todo (não só no rosto), reaplicando a cada duas horas ou sempre que sair da água.

Viu só? É possível conciliar os principais cuidados com a pele no verão com a rotina da estação, sem comprometer o clima descontraído e gostoso que o sol traz. E o melhor, sem prejudicar a sua saúde!

Gostou do post? Quer saber mais sobre saúde, beleza e bem-estar? Então assine a nossa newsletter e receba mais dicas por e-mail 😉

Comentários no Facebook

topo