Descubra como cuidar da barba em 3 passos simples

cuidar da barba

Atualmente, os homens têm se preocupado em estar sempre bonitos e estilosos. E isso, entre outras coisas, levanta a seguinte questão: como cuidar da barba devidamente? Afinal, ela deixou de ser associada ao desleixo e falta de higiene, e se tornou um objeto de desejo e símbolo de estilo para o público masculino.

Só que para mantê-la bonita e saudável, é preciso adotar alguns cuidados essenciais que devem ser seguidos todos os dias, desde a manutenção até o uso de alguns produtos. Quer saber quais são eles? Então, continue a leitura e confira!

1. Mantenha um desenho ou corte específico

Não é nada higiênico (ou bonito) deixar que os pelos da bochecha se juntem com os da nuca e as sobrancelhas. Então, é muito importante definir onde começa e termina a sua barba, bem como escolher o desenho ou o corte específico para o seu tipo de rosto. Definir o estilo certo e mantê-la sempre aparada é fundamental.

No começo, o ideal é que você a modele no barbeiro por duas ou três vezes para contornar o desenho, até que ele esteja exatamente do seu agrado. Depois disso, a manutenção ficará muito mais fácil, e o resultado, muito moderno e elegante.

2. Apare com frequência

Isso vai depender de como a sua barba cresce e qual o tamanho que você quer atingir. Barbas curtas devem ser aparadas a cada duas semanas, enquanto as mais longas podem aguentar mais um tempinho, de três semanas a um mês. Mesmo assim, é de extrema importância aparar a barba das orelhas para baixo e na direção do pescoço, a fim de manter um bom comprimento dos fios por toda região.

O bigode também é uma das partes fundamentais na hora de cuidar da barba. Por ficar muito perto da boca, é a região que mais concentra sujeira durante o dia. Fique atento para não deixar esses fios caídos, aparando-os regularmente e penteando-os, para que permaneçam no lugar durante todo o dia.

3. Utilize produtos próprios para cuidar da barba

Se você pensa que só a água do banho já vai deixar a barba limpa, está muito enganado. Afinal, essa região acumula muitas impurezas e precisa de alguns produtos específicos. Veja quais são!

Shampoo

A função do shampoo para barba é a mesma que para os cabelos: deixar os fios limpos. Só que o que você usa na cabeça não deve ser usado no rosto. Portanto, é muito importante investir nesse produto, já que a estrutura desses fios é diferente dos demais pelos do corpo. Assim, eles ficarão mais hidratados, bonitos e muito bem cuidados e higienizados.

Além disso, esse produto também beneficia a pele do rosto, controlando a oleosidade e mantendo-a sempre hidratada.

Óleo

Já o óleo facilita a retenção de água, ajuda no alinhamento, fortalece e ainda aumenta o brilho natural, a maciez e a hidratação da barba. Deve ser aplicado diretamente na barba por meio de massagens, para que os fios consigam absorver melhor o produto e a pele aproveite todos os seus benefícios.

Balm condicionante

balm condicionante tem duas funções: a primeira é modelar a barba e controlar os fios soltos, alinhando e criando um filme molecular para protegê-los e mantê-los no lugar. Já a segunda é garantir volume extra e textura.

Além disso, por ser composto de óleos essenciais e outros ingredientes hidratantes, deixa os fios mais condicionados e muito bem cuidados. Para utilizá-lo, basta aplicar uma pequena quantidade do produto próximo à raiz da barba e espalhar muito bem por todo o fio.

À primeira vista, essas dicas sobre como cuidar da barba podem até parecer complicadas. Principalmente para quem não está acostumado a manter um ritual de beleza diário. Mas assim que você pega o jeito, percebe o quanto são fáceis e importantes para garantir a saúde e a beleza do seu visual barbudo. Comece agora mesmo!

E aí, gostou de saber como cuidar da barba do jeito certo? Quer que seus amigos também conheçam essas dicas incríveis? Então, compartilhe este post em suas redes sociais e mantenha-os informados! Vamos lá!

Comentários no Facebook

topo