Entenda a importância do protetor solar nos dias de frio

Independente da estação do ano, os cuidados com a pele são atemporais. No entanto, é comum que, na estação mais quente do ano, haja uma preocupação maior (proteção, limpeza, hidratação etc.), mas o clima ameno não impede que a cútis sofra com a exposição ao sol. Por isso, o uso do protetor solar nos dias de frio continua indispensável.

A incidência dos raios UVA e UVB não é tão intensa, mas estão presentes, inclusive, em locais onde há neve. Esses mesmos raios podem causar queimaduras, lesões e até câncer de pele, quando não prevenidos. Esteticamente falando, eles são responsáveis por acelerar o processo de envelhecimento da pele, rugas, manchas e flacidez. Ainda não se convenceu? Conheça mais motivos para não dispensar o protetor.

Protege não só contra o sol

Sabia que até a luz do escritório pode manchar o seu rosto? Apesar de ser artificial e causar menos estragos, ela também é capaz de favorecer o aparecimento de manchas na face. Ou seja: o uso do protetor solar no inverno garante a proteção, independentemente do ambiente, inclusive quando é, aparentemente, desnecessário.

Tem opções para todos os tipos de pele

Desistiu de usar porque aumentou a oleosidade da sua cútis? Hoje existem inúmeros tipos de protetor solar, com diversas texturas para se adequar a cada tipo de pele e tonalidade. Para quem costuma se maquiar há versões que funcionam como base e têm acabamento matte, isto é, garante um efeito seco, sem deixar aquela aparência oleosa.

Une tratamento e proteção

Tem pele acneica e está em busca de um produto mais completo, que ofereça além da proteção contra o sol? Uma boa pedida é o Ideal Soleil Antiacne, da Vichy Laboratories. Ele é específico para essa demanda, tem toque seco e sua composição é formada por ativos poderosos, que ajudam a prevenir a acne e melhorar o aspecto da pele, como o ácido salicílico e a niacinamida.

As pessoas que não têm esse problema não estão dispensadas da utilização do protetor solar no inverno: lembre-se que nessa época, a umidade do ar é mais baixa e o corpo transpira menos. Além disso, também é quando se abusa do banho quente, o que ajuda a remover a oleosidade natural da pele e a torna ressecada, mais propensa a descamações e irritações. Quer evitar? Use o filtro.

Outra parte do rosto que sofre com o clima são os lábios. Nem sempre o batom, mesmo hidratante, evita que eles fiquem com aspecto desidratado. Por isso, invista em um bom protetor labial e utilize-o com frequência.

Tem dúvidas? Consulte um dermatologista

Se não sabe qual FPS (fator de proteção solar) é o ideal para proteger sua pele, aproveite para tirar a dúvida na próxima visita ao dermatologista. Sabe-se que os tons mais claros exigem um cuidado maior (a partir de 30), pois são facilmente vítimas de queimaduras. Já para as peles morenas ou negras, com mais tendência ao bronze que à queimadura, indica-se um FPS menor (a partir de 20).

No entanto, é importante destacar que, independentemente da cor, não se deve abrir mão da proteção.

O protetor solar no inverno é um produto obrigatório nos cuidados diários com a pele. Como dito, além de proteger contra os raios prejudiciais, ele ajuda a prevenir doenças graves, como o câncer de pele. É um risco que não vale a pena correr, não é mesmo? Portanto, mantenha esse item sempre por perto em qualquer época do ano.

Agora que entendeu por que é necessário usar protetor solar no inverno, quer saber outras dicas para cuidar bem de você? Descubra outros cuidados para a pele na estação mais fria do ano!

Comentários no Facebook

topo