Veja como manter o foco na dieta no final do ano

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O final de ano sempre chega acompanhado de festas, de confraternizações e de momentos de união com amigos e familiares. Neles, além da diversão proporcionada, há uma preocupação comum sobre como manter o foco na dieta. Afinal, as comemorações, quase sempre, reúnem alimentos calóricos e pratos que fogem bastante das refeições da rotina.

Apesar de lidar com muitas tentações, o receio não precisa se tornar um grande temor e pode ser amenizado com algumas medidas simples, capazes de garantir o equilíbrio alimentar para que você passe pelas festas sem oscilações de peso, ganho de gordura corporal e, claro, sem deixar de confraternizar com aqueles que ama.

Continue lendo o nosso artigo e confira algumas dicas!

Invista em uma alimentação rica em nutrientes

Essa recomendação, que vale para qualquer época, é o ponto de partida para evitar compulsões e aquela enorme vontade de comer doces que muitas pessoas sentem durante as festas de final de ano.

Quando a sua alimentação é diversificada e rica em nutrientes, como ferro, cálcio, magnésio, ômega-3, vitaminas e antioxidantes — nas proporções corretas para as suas necessidades corporais, considerando idade e hábitos de vida —, você tende a se sentir mais satisfeito e menos desesperado diante de alimentos com grandes teores de açúcar e gordura.

Isso acontece porque, muitas vezes, em busca de diminuir a gordura corporal e de um emagrecimento instantâneo, as pessoas aderem a dietas de grande restrição alimentar, capazes de desequilibrar o organismo.

Dessa forma, desenvolve-se uma imunidade baixa, decorrente da alimentação pobre em nutrientes e, consequentemente, cria-se gatilhos para problemas com comida em épocas de festas.

Aposte em suplementos alimentares

Alguns compostos e suplementos alimentares, desde que recomendados por médicos e nutricionistas, podem ajudá-lo a equilibrar sua alimentação quando, mesmo com dieta controlada e bem distribuída, você ainda se sinta emocionalmente sem confiança para comer durante as festividades de dezembro.

Se possível, converse com um profissional de confiança sobre redutores de apetite e picolinato de cromo. Normalmente, suas fórmulas são ricas em fibra alimentar e ajudam o corpo a entender que não precisa de mais comida.

Faça refeições leves e se exercite nos dias de festa

Há muitas festas pela frente e, às vezes, elas coincidem com as férias do trabalho. Então, que tal aproveitar os momentos livres para manter sua rotina de exercícios ou, até mesmo, para apostar em novas atividades físicas?

A escolha pode ser bastante prazerosa e, ainda que você coma um pedacinho daquela torta de chocolate que adora, é possível estabelecer o deficit calórico necessário ao processo de emagrecimento.

Nos dias das confraternizações, como a ceia de Natal, procure fazer refeições leves, ricas em fibras e água. Aposte em legumes, verduras e frutas, e tente adicionar grãos e cereais — como chia, linhaça, aveia e psyllium —, capazes de manter o apetite moderado até o momento das refeições principais.

Agora que você já sabe como manter o foco na dieta, é possível desfrutar com mais prazer e consciência da fartura que a mesa de jantar oferece, sem comer exageradamente. A comida, afinal, deve ser partilhada com leveza e afeto — especialmente quando estamos ao lado de quem amamos.

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