Você sabe qual é a função do colágeno no corpo? Aprenda aqui!

função do colágeno

A principal função do colágeno — uma proteína produzida naturalmente pelo organismo — é proporcionar firmeza e elasticidade à pele para combater o envelhecimento. Além disso, é imprescindível para manter as células firmes e unidas, bem como a integridade de músculos, ligamentos, tendões, articulações e ossos.

Essa proteína também pode ser encontrada nos alimentos, como carnes e gelatinas, em suplementos alimentares e até mesmo em cremes hidratantes. Quer saber mais sobre as funções e os benefícios do colágeno para o corpo? Continue a leitura!

Qual é a função do colágeno?

O colágeno representa cerca de 25% de toda a proteína do organismo humano. Suas principais funções são dar elasticidade à pele e proporcionar firmeza e estrutura a cartilagens, ligamentos e tendões. Também promove a sustentação das células, mantendo-as sempre unidas, e protege os ossos, de forma a prevenir a osteoporose.

Que problemas sua deficiência pode causar?

A partir dos 30 anos, a produção dessa proteína diminui progressivamente. Os resultados são flacidez muscular, afinamento dos cabelos, aumento da fragilidade óssea e articular, diminuição da elasticidade da pele e aparecimento de rugas e estrias. Assim, é uma das principais causas do envelhecimento.

As mulheres são as que mais sofrem com a perda do colágeno, já que apresentam uma quantidade menor dessa proteína no corpo. Além disso, na menopausa, a deficiência do hormônio feminino estrogênio faz que as células responsáveis pela produção de colágeno (fibroblastos), e que compõem a trama de sustentação da pele, diminuam consideravelmente.

Tudo isso também provoca a redução de fluxo nos vasos sanguíneos, faz as células reterem menos água e as glândulas sebáceas produzirem menos óleo. A pele, então, fica seca, flácida, enrugada e sensível. A velocidade desse processo depende de fatores de risco, como o tempo de exposição ao sol ao longo da vida e o hábito de fumar, por exemplo.

Qual é a melhor maneira de repor essa proteína?

Uma das maneiras de repor o colágeno é por meio da alimentação. Itens de origem animal (principalmente carnes vermelhas) e gelatinas são excelentes fontes de colágeno e proteínas. No entanto, podem não fornecer a quantidade que o organismo necessita a partir dos 30 anos — nesse caso, pode ser necessária a suplementação.

O colágeno industrializado em pó (extraído de ossos, peles e tendões de animais) é reconhecido como alimento pelo Ministério da Saúde e seu uso não tem contraindicação. Ele estimula a produção do colágeno natural (perdido com o passar do tempo) e dos aminoácidos fundamentais para a manutenção dos ossos e a reconstituição de algumas articulações.

Permite, ainda, que o organismo mantenha uma boa quantidade de massa muscular, o que o ajuda a utilizar eficientemente suas reservas de açúcar e gordura, além de evitar a flacidez. Os suplementos à base dessa proteína podem ser encontrados em diferentes formas: cápsulas, líquidos, sucos, chás e até mesmo balas.

E aí, gostou de saber quais são os benefícios e a função do colágeno? Para continuar se informando sobre o assunto, leia aqui no blog sobre os diferentes tipos de colágeno para manipulação.

Comentários no Facebook

topo