Como hidratar a pele no inverno? Descubra o que você precisa fazer

hidratar a pele no inverno

Você já deve ter se perguntado sobre como hidratar a pele no inverno, não é verdade? Principalmente porque, nessa estação, a umidade do ar sofre uma considerável baixa e as temperaturas mais frias levam à diminuição da transpiração do corpo, que acaba deixando a pele muito mais sensível e sujeita às agressões, além do grande aspecto esbranquiçado e ressecado.

Para evitar esses problemas nessa época do ano, é muito importante manter uma rotina diária de cuidados. Por isso, neste post, apresentaremos as principais dicas para manter, de uma vez por todas, a sua pele do rosto e do corpo muito bem cuidada, hidratada e protegida. Continue a leitura e confira!

Evitar banhos muito quentes

No frio, é comum tomarmos banhos mais quentes. Só que, por mais que esquentem o corpo, acabam provocando uma remoção intensa da oleosidade natural da pele, diminuindo a barreira de gordura produzida pelas glândulas sebáceas e retendo a sua umidade.

Então, para mantê-la sempre saudável e bem cuidada, procure tomar banhos em temperatura mais amena e evite sabonetes que podem causar irritação e buchas ásperas, pois esses itens provocam ainda mais ressecamento e sensibilidade. Sua pele agradece!

Escolher o creme ideal

Os cremes e loções hidratantes são ótimas opções para cuidar e hidratar a pele no inverno. Além disso, evitam descamações e o aspecto esbranquiçado que tanto incomoda esteticamente. No entanto, é importante lembrar que a pele do corpo e do rosto tem necessidades diferentes e exigem cuidados especiais.

O rosto, por exemplo, costuma ser mais oleoso que o restante do corpo, e o uso do mesmo produto hidratante pode piorar esse aspecto, além de entupir os poros e favorecer o aparecimento de acne.

Portanto, o ideal é hidratá-lo diariamente por meio de produtos manipulados com ingredientes específicos para essa região e que proporcionem toque suave, como aloe vera, colágeno, ácido hialurônico e vitamina C.

Já no corpo, o ideal é que sejam utilizados cremes que contenham silicone e óleos vegetais, como os de amêndoas doces e semente de uva, que hidratam e ajudam a reduzir à perda de água.

As fórmulas manipuladas com lactato de amônio, Ectoin e manteiga de karité também ajudam a eliminar o processo de ressecamento e descamação da pele e são muito mais eficientes do que os produtos convencionais do mercado.

Alimentar-se adequadamente

A pele é o resultado de tudo o que você consome, e nada melhor do que manter uma alimentação leve e balanceada para mantê-la cada vez mais saudável, bonita e hidratada. Por isso, procure abusar de carnes magras, vegetais crus, frutas, legumes, grãos integrais, leite e peixes.

Esses alimentos contêm importantes fitoquímicos, vitaminas e minerais que nutrem o organismo, previnem o envelhecimento precoce e deixam a pele muito mais bonita. Já os doces e gorduras devem ser evitados, pois podem contribuir para o endurecimento do colágeno e da elastina, além de provocarem ainda mais ressecamento e flacidez.

Beber bastante água

A água é um hidratante poderoso que regenera os tecidos, mantém a hidratação de dentro para fora e ainda garante que o organismo funcione corretamente. Além disso, ela elimina grande parte das impurezas que dificultam a chegada dos nutrientes às células do corpo todo.

Então o ideal é beber bastante água ao longo do dia. Se você não gostar da água pura propriamente dita, poderá apostar também nos sucos naturais e nos chás. Mesmo no inverno, o que vale é se hidratar!

Por fim, para finalizar as dicas de como hidratar a pele no inverno, é válido lembrar a importância de consultar um dermatologista. Afinal, só ele poderá fazer o devido acompanhamento da saúde da sua pele e de possíveis problemas que possam surgir em decorrência do ressecamento excessivo nessa época do ano.

Gostou de saber como hidratar a pele no inverno de maneira correta? Tem interesse em conhecer outras dicas de beleza e saúde para retardar o envelhecimento? Então aproveite que está por aqui e acompanhe o post exclusivo sobre esse assunto! Com certeza, você adorará!

Comentários no Facebook

topo