Entenda o que é melatonina e como ela está relacionada com seu sono

Melatonina

Uma boa noite de sono deixa você bem-disposto para realizar as atividades do dia a dia. E não é só isso! Dormindo a quantidade de tempo ideal e com qualidade, você acorda também de bom humor, melhora seu sistema imunológico, fica com a pele mais bonita e ainda pode perder peso. O fato é que nem sempre isso acontece, não é mesmo?

A vida hoje é muito atribulada, o cérebro não desliga, ficando muito difícil dormir na hora certa. Há pessoas que sofrem com a insônia e já não sabem o que fazer. Mas existe um hormônio que pode ajudar: a melatonina. Para descobrir o que é melatonina, a importância e os benefícios dessa substância no organismo, continue a leitura!

O que é melatonina?

Melatonina é um hormônio naturalmente produzido pelo nosso corpo, que promove a sonolência. Ele já foi tratado como mero regulador do sono, porém, atualmente já se sabe da sua importância na atuação em outros órgãos do corpo.

Esse hormônio é o responsável pelo ciclo circadiano do ser humano, processo que mantém o equilíbrio hormonal. Quando o corpo produz pouca melatonina, pode ser feita uma suplementação com o medicamento prescrito pelo médico. A compra deste medicamento pode ser feita pela internet.

O que pode interferir na produção natural de Melatonina?

Fatores como aumento da idade, alguns medicamentos, cegueira e, principalmente, a presença de luz dificultam sua produção. Mas vivemos em um mundo tecnológico em que temos televisão no quarto, notebook na cama para realizar as últimas tarefas e smartphone na mão o tempo todo.

Dessa maneira, o stress aumenta e a ansiedade também. Afinal, como conseguir dormir? A boa notícia é que já existe uma solução para esse problema: o suplemento à base de melatonina. Ele pode ser comprado em farmácias de manipulação ou lojas de produtos naturais.

Quais os benefícios da melatonina no organismo?

Além de induzir o sono, a melatonina é capaz de regenerar algumas células, regulando sua produção. Devido a esse fato, há estudos no uso desse hormônio para prevenção de alguns cânceres. A seguir mostraremos mais benefícios dessa substância que pode fazer sua vida mudar:

Regula o relógio biológico

Você trabalha a noite e precisa dormir durante o dia? Quem passa por essa situação sabe o quanto é difícil pegar no sono. É comum os trabalhadores noturnos reclamarem que estão engordando e viverem de mau-humor. Esses podem ser sintomas de déficit de melatonina.

Com a suplementação o corpo passa a funcionar de forma organizada, deixando a pessoa dormir tranquilamente durante o dia, e mantendo a energia e órgãos funcionando em plena atividade à noite. Mas, lembre-se: como é um tratamento, o médico deve ser consultado para indicar a dosagem ideal.

Melhora a qualidade do seu sono

Conforme falamos anteriormente, a produção de melatonina ocorre no escuro. Isto é, ela tem início quando começa a escurecer, atinge seu nível máximo durante o sono, e diminui ao amanhecer.

Uma boa forma de manter sua produção adequada é ter uma dieta saudável e a prática de atividade física. Porém, se mesmo assim você ficar rolando de um lado para outro na cama, os comprimidos de melatonina podem ajudar você a dormir bem e acordar com ânimo renovado.

Diminui o stress e fortalece seu sistema imunológico

Você sabia que uma boa noite de sono associada a cuidados com a alimentação e a prática de esportes, diminuem o stress? Além disso, o corpo saudável fica menos vulnerável ao aparecimento de doenças.

Conquista o efeito antioxidante nas células

Um dos processos que acontecem durante o sono é a renovação celular (principalmente da pele exposta a raios ultravioleta), portanto, a pele é muito beneficiada. Quem dorme bem tem a aparência mais jovem!

Ter uma vida saudável é o melhor caminho para conseguir dormir melhor à noite. Procure um médico especialista em sono sempre que houver dificuldade para dormir, irritação ao acordar, ganho de peso e adoecimento.

Agora que você sabe o que é melatonina e como ela funciona no organismo, entre em contato conosco para tirar mais dúvidas sobre o assunto!

Comentários no Facebook

topo