Mês da mulher: leia informações importantes sobre saúde feminina!

outubro rosa

O Outubro Rosa é um movimento mundial imprescindível que vem ganhando força a cada ano, com o intuito de conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama e seu diagnóstico precoce. Essa campanha é muito importante para a saúde feminina e é realizada todo ano no mês de outubro. Ela ajuda a aumentar as chances de cura e diminuir a mortalidade.

Durante o mês de campanha, várias entidades disponibilizam exames gratuitos, a fim de encorajar as mulheres a fazerem esses exames e ter a possibilidade de tratar qualquer problema encontrado precocemente — já que, no início, o câncer de mama responde muito melhor aos tratamentos.

Pensando nisso, falaremos neste post sobre os principais cuidados que a mulher deve ter com a saúde. Confira!

A importância de trabalhar a prevenção

Nos últimos anos, cresceu muito a preocupação com a adoção de métodos preventivos, a fim de evitar o surgimento de doenças, pois prevenir é muito mais fácil e eficaz do que esperar a doença se instalar para depois tratá-la. É a prevenção primária da saúde, que consiste em cuidados e também na realização de visitas médicas para exames periódicos.

Em relação à orientação de cuidados, é importante observar que os mesmos podem servir para prevenir e controlar diversas doenças.

Exames essenciais

Existem exames médicos periódicos que devem formar a rotina de cuidados com a saúde da mulher desde a adolescência. Assim, é possível prevenir e identificar de forma precoce vários distúrbios a que se expõe o organismo feminino. Os principais são:

Mamografia

Esse exame é uma investigação radiológica, conhecida como “raio x das mamas”. Tem o objetivo de detectar possíveis sinais do desenvolvimento de câncer nessa região. O câncer de mama geralmente só apresenta sintomas quando está relativamente avançado. Por isso, é ainda maior a importância da mamografia, possibilitando seu diagnóstico em tempo hábil para o tratamento devido.

Lembrando que o autoexame não dispensa a mamografia, que deve ser feita a partir dos 50 anos de idade, a cada dois anos. Exceto mulheres com fatores de risco, que devem realizá-lo com mais frequência.

Exame de câncer de colo do útero

Em relação ao câncer de colo de útero, a prevenção é realizada com vacina contra o vírus HPV — doença sexualmente transmissível, com mais de 100 tipos distintos de infecção. A vacina previne contra o vírus, que é o maior causador desse tipo de câncer. 

Estilo de vida saudável

Existem algumas doenças que são mais comuns a partir dos 30 anos de idade, por exemplo. Nesses casos, é necessário adotar algumas medidas preventivas e adequar o modo de vida às novas circunstâncias que aparecerem, e o conhecimento pode orientar as decisões da mulher ao longo da vida e fazê-la ter hábitos mais saudáveis.

Para evitar doenças é indispensável que a mulher adote novos hábitos, que sejam apropriados à sua idade, como alimentação e atividades físicas adequadas. Além de acompanhamento médico regular que pode fazer toda a diferença na qualidade de vida.

Por fim, é muito importante estar atento à saúde feminina e a todos os meios de prevenção de doenças, em especial o câncer de mama. A Campanha do Outubro Rosa auxilia na compreensão das mulheres acerca não só da prevenção, mas também do diagnóstico da doença precocemente.

Você gostou dessas informações sobre saúde feminina? Aproveite a sua visita e assine a nossa newsletter para receber as nossas atualizações em sua caixa de entrada!

Comentários no Facebook

topo