Pele sensível? Saiba aqui como cuidar!

Um dia mais frio ou o uso de algum produto diferente já bastam para causar vermelhidão e coceira em quem tem a pele sensível, não é verdade? Afinal, esse problema é mais comum do que se imagina e pode atrapalhar bastante a rotina e a autoestima da maioria das pessoas.

Embora qualquer um possa sofrer com a sensibilidade dermatológica extrema, é mais comum que isso aconteça em quem tem a pele mais seca, já que ela compromete a barreira retentora de água e facilita a penetração de substâncias irritativas.

Para evitar esses problemas, principalmente com a chegada do inverno, é muito importante manter uma rotina diária de cuidados.

Portanto, vamos apresentar neste post as principais dicas para manter, de uma vez por todas, a sua pele do rosto e do corpo muito bem cuidada e livre das irritações. Continue a leitura e confira!

Evite banhos quentes

A primeira dica para cuidar da pele sensível é evitar banhos muito quentes e demorados. A água em altas temperaturas remove o manto lipídico da derme, fazendo com que ela se desidrate e fique vulnerável a várias substâncias externas.

Nesses casos, um simples vento, carregando partículas de poluição, pó e outros componentes, é suficiente para causar irritação.

Utilize produtos adequados

Para a limpeza diária, procure evitar o adstringente. Utilize tônico sem álcool ou leite de limpeza sem enxágue, cujas fórmulas são bem mais delicadas.

Procure também por sabonetes neutros, de glicerina ou infantis, pois eles são ideais para lavar a pele sensível sem destruir a sua camada natural de proteção ou provocar reações inflamatórias.

No caso dos filtros solares, prefira os que contêm óxido de zinco e dióxido de titânio, que não penetram tão profundamente na pele e amenizam os riscos de irritação.

Hidrate muito bem

Os dermocosméticos, além de tratarem e ajudarem nos cuidados com a pele sensível, também evitam descamações e mantém a camada de proteção natural.

No entanto, é importante lembrar que a pele do corpo e do rosto tem necessidades diferentes, exigindo cuidados especiais, e que os produtos utilizados devem ser livres de ingredientes irritantes, como parabenos, fragrâncias e corantes.

O rosto, por exemplo, costuma ter a espessura mais fina e irritativa do que o restante do corpo e o uso do mesmo produto pode acabar piorando esse aspecto. Por isso, o ideal é lavá-lo e hidratá-lo diariamente com cremes específicos para pele sensível e compostos de óleos vegetais, como o de oliva e manteigas hidratantes.

Já no corpo, o ideal é utilizar cremes que contenham silicone, glicerina e ureia, que hidratam, ajudam a reduzir a perda de água e combatem a descamação e a irritação da pele.

Olive Cream

O Olive Cream vegetal é uma formulação original desenvolvida especialmente para aplicação na pele atópica e sensível. Formulado com matérias-primas derivadas do puro óleo de oliva mediterrâneo e manteigas hidratantes. Além disso, contém filmógeno formador de barreira com propriedade emoliente, deixando a pele sedosa e suave.

Promove a “reorganização” da função barreira cutânea, protegendo a pele contra agressões externas.

Não esfregue demais a pele

Esse cuidado vale, principalmente, ao lavar o rosto. Dependendo da intensidade da força, o ato de esfregar pode causar lesões e romper fibras de colágeno e elastina, que dão firmeza e sustentação à pele.

Portanto, haja com mais delicadeza e faça uma massagem suave para estimular a circulação local e aumentar o transporte de nutrientes para todas as células. Por fim, é importante lembrar que, para que você possa obter resultados cada vez mais favoráveis, os cuidados com a pele sensível devem fazer parte de uma rotina diária.

Também é recomendado o acompanhamento regular com um dermatologista. Afinal, só ele poderá avaliar o seu estilo de vida e as suas necessidades para, então, definir o melhor tratamento.

E aí, gostou de saber como cuidar da pele sensível e seca? Quer conhecer outras dicas incríveis para enfrentar o inverno que está chegando? Então veja 4 cuidados com a pele no inverno!

Comentários no Facebook

topo