Como prevenir o ataque cardíaco? Conheça 5 dicas para sua saúde

ataque cardíaco

Os hábitos de vida desequilibrados podem fazer com que o corpo humano se desgaste em excesso, aumentando as chances de desenvolvimento de distúrbios metabólicos e doenças.

Por isso é tão importante manter a saúde em dia, ainda mais quando a questão é saber como prevenir o ataque cardíaco. Ele é uma das principais causas de morte no mundo e ocorre quando uma das artérias que fornece oxigênio para o músculo do coração fica bloqueada ou entupida.

A boa notícia é que é possível evitar esse problema com tranquilidade. Quer aprender 5 dicas práticas para isso? Continue a leitura e confira!

1. Mantenha uma alimentação equilibrada

A primeira e mais importante dica de como prevenir o ataque cardíaco é ter uma dieta balanceada. Afinal, você é o que você come, não é mesmo? Para isso, tente eliminar alimentos processados e industrializados e substitua-os por opções mais frescas e naturais, como frutas, verduras, legumes, carnes magras, grãos integrais e ovos.

Além disso, é interessante consumir suplementos de ômega-3, visando reduzir o risco de inflamação nas artérias e manter a pressão arterial saudável.

Diminua também o consumo de açúcar refinado, doces e qualquer adoçante artificial, principalmente o aspartame, bem como alimentos muito gordurosos, como frituras e margarina. Abuse das gorduras saudáveis, como as do óleo de coco, do abacate, da manteiga e do atum, e beba, pelo menos, 2 litros de água por dia.

2. Pratique exercícios físicos regularmente

A atividade física é indicada para todas as pessoas e pode ser uma das mais importantes aliadas na prevenção do infarto, além de afastar muitos outros problemas, como colesterol alto, triglicerídios elevados e hipertensão.

Só que para aproveitar ao máximo os benefícios dessa prática, é preciso recuperar-se bem e descansar adequadamente entre uma sessão e outra. Isso ajudará a manter a saúde cardiovascular sem levar o coração ao limite, principalmente para quem sofre ou tem tendências a problemas cardíacos. Mas atenção,é importante consultar seu médio antes da prática de atividades de alto impacto.

3. Reduza o consumo de sal

A alta ingesta de sal nas refeições aumenta consideravelmente a predisposição para desenvolver doenças cardiovasculares e infartos. Quando há muito sódio no sangue, as artérias se estreitam e o volume de sangue que circula por elas é muito maior que o seu próprio tamanho. Isso aumenta a pressão no local e pode provocar um ataque cardíaco.

Portanto, a principal recomendação é reduzir o sal na alimentação (mas não é preciso eliminá-lo!). Evite, principalmente, alimentos industrializados e temperos artificiais, que são ricos em sódio e fazem muito mal à saúde do coração.

4. Evite o estresse

O estresse e o cansaço mental afetam diretamente o sistema nervoso e, consequentemente, podem provocar um ataque cardíaco. Portanto, é recomendado identificar os fatores que levam a esse estado e buscar ferramentas para afastá-lo de vez. Afinal, quando corpo e mente estão relaxados, o coração funciona muito melhor.

Uma boa saída para isso é meditar e praticar ioga todos os dias, por cerca de 20 minutos. Assim, você ficará mais calmo e relaxará o corpo todo, além de melhorar a circulação e o fluxo sanguíneo para a região cardíaca.

5. Durma bem

Um bom descanso é essencial para produzir a melatonina, além de manter os níveis ideais de adrenalina e cortisol no organismo. Para isso, durma pelo menos de sete a oito horas por noite e garanta que seu sono tenha qualidade.

Portanto, procure manter uma boa rotina de descanso, dormindo e acordando sempre nos mesmos horários, além de evitar o uso excessivo de celulares, computadores e televisores antes de adormecer. Além disso, se sofrer com roncos e apneia do sono, não deixe de procurar um tratamento adequado.

Essas foram as principais dicas de como prevenir o ataque cardíaco. No entanto, é importante enfatizar que, em casos de dores no peito, formigamento nos braços ou falta de ar, é recomendado procurar um médico imediatamente, para que os procedimentos necessários sejam executados.

E aí, gostou de saber como prevenir o ataque cardíaco e manter a sua saúde em dia? Você ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário para que possamos lhe ajudar!

Comentários no Facebook

topo