Afinal, remédio manipulado é confiável? Descubra aqui!

remédio manipulado

Você já deve ter se perguntado alguma vez se remédio manipulado é confiável, não é verdade? Afinal, ele está sendo cada vez mais recomendado por vários profissionais da área de saúde e essa dúvida tem rondado a cabeça de muita gente.

Esse produto nada mais é do que uma opção para quem não quer recorrer aos industrializados e contém exatamente os mesmos princípios ativos dos medicamentos disponíveis nas drogarias. Como bônus, os remédios manipulados apresentam algumas características que favorecem o paciente e suprem todas as suas necessidades de maneira individual.

Quer descobrir mais sobre eles? No post de hoje, separamos as principais informações sobre esse produto para que você tire as suas dúvidas e faça a escolha certa — tudo para que o seu tratamento seja o melhor possível. Vamos lá?

Como o remédio manipulado é feito?

Ao contrário do industrializado, o remédio manipulado é produzido na quantidade exata, com ativos e excipientes adequados para cada pessoa. Ele é 100% confiável, eficaz e ainda é mais barato que as versões vendidas em drogarias. Além disso, ele pode ser feito na forma farmacêutica que o paciente desejar, como:

  • cápsulas;
  • xaropes;
  • sachês;
  • géis;
  • shakes;
  • pastilhas sublinguais;
  • balas de colágeno;
  • cremes;
  • loções;
  • séruns.

Como acontece o controle de segurança durante a sua produção?

Para garantir a segurança de um medicamento manipulado, diversos procedimentos são aplicados em cada uma das etapas de sua elaboração. Um deles é a dupla checagem, em que um farmacêutico verifica se o que foi realizado em todas as fases realmente atende às exigências estabelecidas.

Já a pesagem monitorada também é uma etapa essencial na produção dos manipulados. Nela, um sistema totalmente informatizado permite o controle da pesagem por meio de um código de barras que garante peso e nomenclatura exatos da substância que vai compor o medicamento. Esse procedimento assegura a rastreabilidade plena do processo da manipulação.

Quais são as principais vantagens desse produto?

Agora que você já descobriu que o remédio manipulado é confiável, está na hora de conhecer as principais vantagens dele.

Medicamentos personalizados

Como já mostramos, uma das principais vantagens de um medicamento manipulado é a personalização, que permite que ele seja feito especialmente para cada paciente e de acordo com o seu tipo de tratamento.

Se uma pessoa é intolerante a lactose, por exemplo, o medicamento pode ser produzido sem esse componente, presente na maioria dos industrializados. Para crianças e idosos que têm dificuldade de deglutição, fármacos produzidos apenas na forma de cápsulas ou comprimidos pelas indústrias podem ser transformados em xaropes na farmácia de manipulação.

Além disso, pacientes com doenças raras, que precisam de medicamentos indisponíveis no mercado, podem contar com os manipulados para ter a solução para seus tratamentos.

Menos desperdício

É muito provável que você já tenha comprado um medicamento industrializado com mais unidades do que precisava. A maioria dos produtos das drogarias não são fracionados, ou seja, eles são vendidos apenas em caixas padrão com 10, 20 ou 30 cápsulas, por exemplo.

Nesse caso, se forem prescritas 15 cápsulas para fazer um tratamento, você vai precisar comprar uma caixa com 20. Com a manipulação, isso não vai acontecer. Todos os medicamentos são feitos na quantidade exata, suficiente para um tratamento específico, o que evita desperdícios e diminui os custos com saúde.

Por fim, as chances de você se automedicar — uma prática que envolve diversos riscos para a sua saúde — também diminuem, visto que sua caixinha de remédios não vai ficar lotada de medicamentos que sobraram dos tratamentos anteriores.

Vários tratamentos em um só

A associação de diversos ativos em um mesmo medicamento, desde que a combinação seja apropriada, é outra possibilidade na manipulação. Isso beneficia especialmente as pessoas polimedicadas, que usam vários medicamentos por longos períodos de tempo.

Assim, não é mais preciso ingerir uma gama de cápsulas de uma vez só, o que diminui o desconforto e os riscos de esquecimento e confusão.

Cuidados com a beleza

A aplicação dos medicamentos manipulados vai muito além do tratamento de doenças. Uma das principais vantagens da manipulação é a possibilidade de produzir fórmulas para fins estéticos, como:

Esses produtos são exclusivos e manipulados de acordo com a prescrição e a necessidade de cada pessoa, com uma concentração de ativos ideal e componentes que não resultam em nenhum tipo de alergia. Assim, a farmácia de manipulação está presente em todos os momentos: desde a recuperação da sua saúde até a manutenção da sua autoestima e bem-estar.

Fórmulas seguras

As matérias-primas utilizadas na produção dos remédios manipulados sempre passam por testes e são adquiridas somente acompanhadas por um laudo que confirme o resultado positivo da análise realizada pelo fabricante.

Além disso, ao chegarem nas farmácias, elas passam por uma segunda rodada de testes confirmatórios no laboratório de controle de qualidade, o que garante que os ativos e excipientes adquiridos são os correspondentes. Isso significa que as fórmulas são seguras e estão de acordo com os resultados prometidos.

Rótulo completo

O remédio manipulado contém um rótulo com informações sobre a farmácia que efetuou a manipulação, data de fabricação e validade, nome do paciente, bem como o farmacêutico responsável e os cuidados que devem ser tomados na conservação do produto.

Em alguns estados, como no Paraná, todos os medicamentos manipulados devem conter uma bula com informações sobre forma de uso e efeitos. Caso o paciente ainda tenha dúvidas, ele pode entrar em contato com a farmácia para obter esclarecimentos do farmacêutico.

Como encontrar uma farmácia de confiança?

Após o médico ou dentista indicar o tratamento com remédio manipulado, o próximo passo é encontrar uma farmácia de manipulação confiável, que poderá ser física ou online. Afinal, o comprometimento do estabelecimento reflete na qualidade do produto manipulado, que deve estar de acordo com as prescrições do profissional e a legislação vigente.

Portanto, antes de efetuar a sua compra, procure avaliar a credibilidade da empresa, bem como se ela conta com um farmacêutico responsável e se é recomendada por outros usuários. Quer uma dica? A Farmadoctor é especializada na manipulação de medicamentos.

Com uma equipe de atendimento à sua disposição, o que facilita o seu acesso, a empresa tem o compromisso de proporcionar as melhores soluções para garantir a sua qualidade de vida. Além disso, a Farmadoctor é reconhecida pela alta qualidade dos seus produtos, credibilidade perante os profissionais de saúde e satisfação dos seus clientes.

Agora que você descobriu que o remédio manipulado é confiável e proporciona vantagens exclusivas para a sua vida, fica difícil fazer outra escolha, não é? Só não se esqueça que a prescrição desse tipo de medicamento é feita para uso individual e exclusivo do paciente, não podendo ser compartilhada com outras pessoas de maneira alguma, combinado? Assim, a segurança de todos estará garantida.

Gostou de saber mais sobre os remédios manipulados e quer manipular um tratamento prescrito em alguma receita? Então, entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo!

Comentários no Facebook

topo