Aparecimento de rugas: como retardar o envelhecimento da pele?

retardar o envelhecimento

Muitas pessoas ainda se perguntam como retardar o envelhecimento da pele e o aparecimento das temidas rugas. A partir dos 25 anos, esse questionamento se torna uma grande preocupação já que, nessa idade, a pele começa a sofrer ressecamento por conta da diminuição da oleosidade natural.

Além disso, começam as surgir as manchas de sol e as linhas de expressão ao redor dos olhos. Sem cuidado, essas marcas acabam se tornando o estopim para minar a autoestima e a imagem pessoal.

Sendo assim, é preciso começar a cuidar da pele antes mesmo que qualquer sinal de envelhecimento apareça. Felizmente, hábitos saudáveis podem ajudar a prevenir esses sinais tão indesejáveis e manter a sua pele bonita e radiante por muito tempo. Continue a leitura e confira!

Manter uma boa alimentação

Uma alimentação equilibrada fornece substâncias que influenciam no funcionamento de todas as células do corpo e auxiliam, inclusive, no combate ao processo de envelhecimento. Isso se dá devido ao efeito das vitaminas e antioxidantes, que potencializam os tratamentos estéticos e tratam a pele de dentro para fora.

Os alimentos ricos em vitamina C (laranja, limão e morango), betacaroteno (cenoura e tomate), a castanha-do-pará, o cacau, o iogurte e os peixes são ótimos exemplos de alimentos saudáveis e que ajudam a manter a pele bonita. Abuse deles!

Limpar a pele regularmente

Manter a pele limpa também é fundamental para prevenir e retardar o envelhecimento. No dia a dia, ela entra em contato com vários agentes poluentes que vão penetrando e criando camadas cada vez mais grossas, entupindo os poros e gerando cravos e espinhas. Além disso, as células mortas se juntam a esses resíduos, deixando a pele com a aparência cada vez mais cansada e envelhecida.

É recomendada a limpeza diária, que deve ser feita sempre com um bom sabonete facial. O uso de um tônico também é muito importante, pois regula o pH cutâneo e facilita a penetração dos cremes de tratamento.

Hidratar sempre

Para prevenir o aparecimento das rugas na pele, o ideal é investir na hidratação tanto interna, quanto externa. Como a oleosidade natural começa a diminuir com o passar do tempo, o ressecamento, as manchinhas e os sinais desagradáveis podem começar a aparecer.

Tome banhos curtos com água em temperatura ambiente e faça uma generosa hidratação depois disso, com um hidratante específico para o rosto e o seu tipo de pele. Também procure tomar de dois a três litros de água por dia.

Proteger-se dos raios solares

O uso do protetor solar é fundamental para manter a beleza cutânea. Além de ajudar na prevenção do câncer de pele, ele também contribui para evitar as sardas, o melasma e o envelhecimento precoce. O ideal é escolher o produto mais adequado ao seu estilo de vida e usá-lo todos os dias.

Investir em cosméticos manipulados

O mercado de cosméticos manipulados tem se desenvolvido cada vez mais rápido para ajudar quem quer se manter jovem. Eles são os queridinhos dos dermatologistas, permitem a associação de substâncias que seriam encontradas em dois ou mais cremes industrializados separadamente e agem de maneira eficaz, de acordo com a necessidade de cada paciente.

Os retinoides tópicos (ricos em vitamina A), os cremes à base de vitamina C e os ácidos glicólico e hialurônico são alguns exemplos disso. Eles aumentam a capacidade de renovação celular e a produção de colágeno, além de prevenirem e tratarem as rugas e a flacidez em um só produto.

É importante lembrar que os cuidados e hábitos saudáveis apresentados devem fazer parte de uma rotina diária, para que você possa obter resultados cada vez mais favoráveis.

Além desses cuidados para retardar o envelhecimento da pele, também é recomendado o acompanhamento regular com um dermatologista. Só ele poderá avaliar corretamente o seu estilo de vida e as suas necessidades cutâneas para, então, definir o melhor tratamento para o seu caso.

E aí, gostou de aprender como retardar o envelhecimento da pele com hábitos simples? Quer mais informações sobre beleza, saúde e bem-estar, ou até mesmo tirar alguma dúvida sobre esse assunto? Entre em contato conosco!

Comentários no Facebook

topo