Saiba como combater dores nas articulações no frio

Apesar de muitas pessoas adorarem o inverno, é nessa época que algumas doenças se manifestam. Um exemplo disso são as fortes dores nas articulações no frio, que podem ser sintomas de complicações ortopédicas ou musculares.

Elas acontecem devido às baixas temperaturas que provocam a vasoconstrição, reduzindo a irrigação sanguínea nas juntas e gerando desconforto. Além disso, as dores tendem a ser mais intensas em locais previamente lesionados ou se a pessoa sofre de alguma doença, como artrose e artrite.

Como ninguém gosta de sentir dor, é preciso procurar maneiras de prevenir e combater o incômodo. Portanto, confira abaixo algumas dicas que auxiliarão nesse momento e garanta um inverno muito mais aconchegante!

Pratique exercícios físicos

Muitas pessoas têm o costume de interromper a prática de atividades físicas no inverno. Porém, para evitar as dores nas articulações no frio, é fundamental manter essas regiões em constante movimento.

Praticar exercícios físicos é fundamental para manter o bom funcionamento e flexibilidade dos músculos e juntas, já que eles promovem o equilíbrio e ajudam a controlar o excesso de peso. Além disso, reduzem o desconforto nessas regiões. Portanto, coloque um casaco e exercite-se!

Faça massagens

Algumas massagens melhoram a circulação sanguínea e ainda ajudam a reduzir as dores nas articulações no frio. Além disso, as sessões feitas com pressões moderadas, como as automassagens, estimulam os receptores localizados logo abaixo da superfície da pele.

Esses receptores enviam sinais químicos ao cérebro que, por sua vez, libera hormônios redutores de estresse, como a endorfina. Após essa liberação, há um alívio da dor e uma intensa sensação de prazer. Invista nisso!

Controle o peso

Geralmente, o sobrepeso está associado aos hábitos sedentários, que provocam a flacidez muscular e pioram a sobrecarga das articulações. A obesidade também provoca maior pressão sobre esses locais e pode alterar a forma de andar do indivíduo, intensificando as dores.

Portanto, controlar o peso e manter uma alimentação mais saudável só traz benefícios para o organismo. Algumas mudanças na dieta também ajudam a manter a integridade dos ossos. É o caso da ingestão de alimentos ricos em vitamina D e cálcio, como leite e derivados, espinafre e couve.

Mantenha o seu corpo aquecido

Manter o corpo aquecido durante o inverno evita a redução da circulação sanguínea, principalmente nas mãos e nos pés. Para isso, a dica é agasalhar-se bem, com roupas e acessórios bem quentinhos e aconchegantes.

Além disso, aposte no consumo de comidas e bebidas quentes, como sopas e chás. Opte também por alimentos termogênicos, como canela, gengibre e pimenta, pois eles aceleram o metabolismo do organismo, aquecendo-o e favorecendo a circulação sanguínea.

Evite passar muito tempo sentado

As dores nas articulações no frio se manifestam com mais frequência em pessoas que permanecem muito tempo sentadas. Por outro lado, quanto mais você se movimenta, mais alonga os músculos, protegendo as articulações.

E quanto mais suas articulações são usadas, maior é a sua lubrificação e eficiência. Portanto, procure se levantar várias vezes durante o dia. Ande pelo escritório, movimente-se e aproveite para se alongar sempre que possível.

Essas são as principais dicas para evitar as dores nas articulações no frio. No entanto, se houver persistência ou intensificação dos sintomas, é fundamental consultar um médico. Afinal, esses incômodos podem ser indícios de doenças mais preocupantes, como artrite, gota ou artrose, e exigem um tratamento mais especializado.

E aí, gostou de saber como evitar as dores nas articulações no frio? Quer mais dicas sobre saúde e bem-estar? Acompanhe as nossas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram!

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