Saúde da mulher: entenda os cuidados especiais em cada fase da vida

Durante a vida, a mulher passa por muitas fases e descobertas e, com isso, aprende o quanto é importante cuidar da saúde e do corpo. Manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e preocupar-se com a pele são fatores essenciais para um bom funcionamento do organismo e para aumentar a longevidade.

Vamos, então, conhecer um pouco mais sobre a saúde da mulher e suas fases, sabendo como lidar com os desafios de cada uma delas. Confira!

Adolescência

Nessa fase, estamos diante do período em que o corpo da menina começa a tomar forma, os hormônios estão a todo vapor e acontece a primeira menstruação. O acompanhamento com o ginecologista é importante para a avaliação do aparelho reprodutor e das mudanças provocadas.

Mesmo apresentando um metabolismo mais acelerado em comparação ao de uma pessoa mais velha, a adolescente tem que tomar cuidado com a ingestão de gorduras e açúcares. Caso contrário, uma das consequências pode ser vista logo na pele: o aumento de acnes.

Por conta do alto nível de hormônios, a pele encontra-se oleosa e, portanto, requer uma alimentação balanceada. Para a limpeza, pode-se usar os sabonetes neutros e alguns produtos que diminuem a oleosidade da pele, acompanhados de secativos.

Vida adulta

Aqui é importante que a mulher comece a cuidar de sua saúde de modo mais atento, inclusive ao que diz respeito à prevenção de algumas doenças, como o câncer de mama e o câncer de colo de útero. Por isso, o acompanhamento com o ginecologista se torna indispensável.

A alimentação e a prática de atividades físicas são essenciais para a diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares e osteomusculares. O cotidiano passa a ser mais corrido, mas a saúde da mulher não pode ser prejudicada! Por isso, atividades como caminhadas, e lanches como frutas e barras de cereal, podem ajudar nesse aspecto.

As alterações hormonais da adolescência já se resolveram e a pele, na maioria dos casos, está um pouco mais limpa e sem acne – claro que tudo vai depender também do estilo de vida. O colágeno e a elastina, por sua vez, dão brilho e firmeza à pele. Uma dica é hidratá-la e protegê-la bem, com cremes à base de vitaminas C e E, além do uso diário de protetor solar.

Menopausa

Na menopausa ocorrem alguns desequilíbrios hormonais, alguns órgãos e hormônios começam a funcionar de maneira mais lenta e, então, surgem os sinais do envelhecimento. Com a parada da menstruação, muitas mulheres passam a se sentir desconfortáveis com seu corpo. A queda da libido e, por vezes, da vaidade, são alguns sinais disso.

A pele encontra-se mais ressecada e com firmeza reduzida, o que acontece devido à redução de fibras de colágeno e elastina. Assim, é indicada a ingestão de vitaminas orais e a aplicação de cremes preenchedores para recuperar o tônus e a elasticidade pele, que começa a apresentar rugas e eventuais manchas.

Pós-menopausa

A mulher deve continuar seu acompanhamento com o ginecologista, pois nessa fase podem surgir determinadas doenças devido à parada da menstruação, como o câncer de endométrio.

O cuidado com a alimentação é importante para evitar o aparecimento de doenças metabólicas, como o diabetes. O cotidiano já não é mais tão agitado e a possibilidade de ingressar em um grupo de ginástica e de fazer caminhadas, por exemplo, pode ser uma excelente ideia.

O cuidado com a pele é fundamental, pois os danos causados pelo sol, maus hábitos e poluição ficam evidentes por terem se acumulado. Os níveis hormonais caem muito e a pele fica frágil. É importante acrescentar hidratantes ricos em lipídeos, específicos para a pele madura. Tratamentos estéticos como botox, peelings e laser podem ser realizados, porém, sempre com a indicação e acompanhamento do dermatologista.

Para todas as fases

Os cuidados com a pele ao longo da vida, definitivamente, não são apenas uma questão estética. Eles influenciam a saúde de maneira geral.

Alimentando-se adequadamente, usando filtro solar e praticando atividades físicas, entre outras medidas que se refletem no rosto e no corpo, colabora-se para o bom funcionamento do organismo. Consequentemente, ganha-se mais disposição e previ-se doenças.

E você, em que fase está?

Para acompanhar mais dicas e novidades, é fácil, basta assinar a nossa newsletter!

Comentários no Facebook

topo