Saúde infantil: o que fazer para meu filho ter uma vida saudável?

Estimular hábitos saudáveis nas crianças e nos adolescentes é um dos principais desejos dos pais. O problema é que essa tarefa nem sempre é fácil: a correria do dia a dia, a praticidade dos alimentos industrializados e o uso constante de aparelhos eletrônicos são alguns dos obstáculos que podem atrapalhar a saúde infantil, estendendo-se para outras fases da vida.

A boa notícia é que o esforço vale a pena! Afinal, uma criança que se alimenta bem, brinca ao ar livre e tem uma rotina bem estruturada não tem apenas benefícios físicos ao longo da vida — ela também poderá crescer com mais autonomia, confiança e vontade de explorar o mundo.

Assim, preparamos este post com algumas dicas do que pode ser feito para tornar a vida do seu filho muito mais saudável. Quer saber quais são? Então continue a leitura e confira!

Diversifique a alimentação

Além de promover a saúde e o desenvolvimento físico, uma alimentação saudável também previne alguns problemas a curto e longo prazo, como:

  • imunidade baixa;
  • anemia por deficiência de ferro;
  • obesidade;
  • cárie dental;
  • unhas fracas;
  • doenças cardíacas;
  • hipertensão;
  • diabetes.

Mas como fazer uma criança pequena, muitas vezes teimosa, consumir alimentos mais saudáveis e incorporar esse hábito para o resto da vida? A resposta para essa grande dúvida é, simplesmente, diversificar a alimentação! Apresentar opções variadas evita que seu filho fique muito seletivo quando crescer.

Então, se possível, prepare refeições coloridas e com grupos de nutrientes diferentes. Elas devem encher os olhos e chamar a atenção do pequeno — deixe-o apreciar o cheirinho de comida feita na hora. Tudo isso vai despertar os sentidos, fazer com que ele tenha mais interesse em coisas saudáveis e perder o hábito de comer “porcarias”.

Incentive a prática de esportes

Crianças e adolescentes envolvidos com esportes são muito mais tranquilos e disciplinados. Portanto, a partir dos 5 ou 6 anos de idade, os pais já podem pensar em incentivar a criança a participar de algum esporte com o qual ela se identifique.

Independentemente da modalidade, a prática de atividades físicas, especialmente as coletivas, ajuda a desenvolver a ideia de compartilhamento e melhora a autoestima. Além disso, essa é uma boa oportunidade de tirá-los do celular ou do computador por, pelo menos, algumas horas.

Estimule a brincadeira

ato de brincar é muito importante na infância. É por meio da brincadeira que a criança experimenta o mundo, aumenta as relações sociais, aprende coisas novas e ainda desenvolve o raciocínio e a criatividade.

Portanto, é interessante estimular brincadeiras, tanto ao ar livre quanto dentro de casa. Além disso, no playground, incentive seu filho a explorar brinquedos de escalada — a atividade movimenta o corpo e trabalha o equilíbrio e a flexibilidade. Permita que a criança seja criança!

Proporcione momentos de lazer em família

Não tenha medo de sujar a roupa e role no chão com as crianças. Além de muito divertidas, atividades como essa vão deixá-las à vontade para se mexerem e ainda garantirão ótimos momentos de descontração entre pais e filhos. Ensiná-los as brincadeiras de sua infância também pode ser uma ótima alternativa.

Para finalizar, deixe o carro na garagem e faça pequenos trajetos a pé com seus filhos. A ida ao mercado para comprar poucos itens é uma boa desculpa para colocar o papo em dia e ainda fazer uma caminhada. Essas práticas aumentam os momentos de lazer e interação em família — além de garantirem muitas risadas.

Essas foram as principais dicas de como os pais devem garantir a saúde infantil. É claro que as crianças podem se mostrar resistentes, tanto para se alimentar corretamente, quanto para aderir a alguns exercícios físicos. Mas mesmo que apelem para as birras, é muito importante não ceder — tenha em mente que, assim, elas não serão prejudicadas no futuro e sempre terão uma vida saudável e disciplinada.

E aí, gostou das dicas? Quer saber mais sobre saúde e bem-estar para crianças e adultos? Então, aproveite que está por aqui e assine a nossa newsletter!

Comentários no Facebook

topo