STRESS X ROTINA DA MULHER MODERNA

stress x rotina

Stress x rotina da mulher moderna. Você que se considera uma mulher moderna, com múltiplas funções, este post é em sua homenagem! No mês da mulher, a Farmadoctor quer lhe dizer que mesmo sendo mãe, esposa, filha, irmã, amiga, empresária, funcionária, dona de casa, você é, acima de tudo, MULHER! E embora seja desafiador exercer todas estas atividades e ainda poder tirar um tempo só para você, é necessário!

Desempenhar múltiplos papéis ao mesmo tempo e a autocobrança para que todos eles sejam executados sem falhas são fatores desencadeadores do stress nas mulheres atualmente. Por isso, estamos aqui para lhe dar algumas dicas de como praticar o autocuidado e deixar seu dia a dia mais prazeroso. Afinal, quando cuidamos de nós, estamos também cuidando de quem amamos.

DICA Nº 1

Respire, Inspire e “Não Pire”

Na verdade, essa dica é uma forma bem humorada de dizer o que parece meio óbvio, mas uma boa técnica de respiração ajuda sim a aliviar o stress, oxigena melhor o cérebro e até reduz os níveis de cortisol (hormônio indicativo do stress).

Sendo assim, respire fundo e devagar, segure o ar por alguns segundos e solte-o devagar. Faça isso sempre que se sentir nervosa, ansiosa ou tensa. Invista pelo menos 5 minutinhos nisso e veja como conseguirá seguir com sua rotina de forma mais leve e tranquila.

DICA Nº 2

Faça atividades físicas

Ok, sei que a primeira coisa que você pensou foi: “não tenho tempo”! Mas a questão “tempo” iremos abordar na próxima dica… Por hora, vale dizer que pelo menos 30 minutos de atividade física por dia possui a capacidade de fazer seu corpo liberar endorfina, um hormônio que é responsável pela sensação de tranquilidade e autoconfiança. Sendo assim, além de cuidar de sua aparência e estar tirando alguns minutos do seu dia para cuidar somente de você, estará combatendo o stress, preservando sua mente e autoestima.

DICA Nº 3

Alimente-se bem

Alguns alimentos promovem o bem-estar de maneira saudável quando consumidos frequentemente e de forma equilibrada. Exemplos destes são oleaginosas como nozes, castanhas e amendoim, elas são ricas em proteínas, fibras, vitaminas e minerais (vitamina E, do complexo B, zinco, ferro, potássio, manganês, cobre, selênio) que auxiliam no combate à oxidação das células do organismo, além de estimular o funcionamento cerebral e cardíaco. Frutas como laranja que possui vitamina C e a banana que é rica em triptofano e magnésio, previnem a depressão e a ansiedade. Sem contar o “queridinho” das mulheres: o chocolate! Sim, acredite, quando consumido de forma moderada e principalmente em suas versões com alta % de cacau, o chocolate combate o stress por ser rico em triptofano e magnésio, além de seu efeito estimulante por conter teobromina, um alcaloide da família da cafeína.

DICA Nº 4

Administre seu tempo

Sempre está tão assoberbada, preocupada com suas atividades, de seus filhos, maridos e familiares, que o dia parece durar 24 minutos e não 24 horas, não é mesmo? Por isso achamos importante colocar este item aqui, pois administrando melhor seu tempo conseguirá colocar seus planos em prática e cumprir seus objetivos.

Faça um planejamento semanal ou diário, de acordo com seu dia a dia, e visualize-o. Isso quer dizer que é muito importante colocá-lo “no papel”. Faça uma planilha no computador, monte uma agenda manual ou em um aplicativo do celular, por exemplo. Neste planejamento defina tarefas e objetivos. Estabeleça prazos acessíveis para as metas mais desafiadoras, seja compreensiva consigo mesma e lembre-se que as mudanças não acontecem da noite para o dia, sendo assim, cada pequeno passo deve ser valorizado e comemorado como uma nova conquista!

DICA Nº 5

Tenha momentos de lazer e de descanso

Insira na sua rotina momentos para curtir a vida, pode ser com amigos, com a família ou sozinha. Não precisa ser nada muito elaborado, pode optar por caminhar descalça na grama, passear por um parque observando pássaros, ler um livro, assistir um filme em casa ou no cinema. Enfim, faça atividades que lhe dão prazer e não envolvam qualquer tipo de obrigação! Você merece e precisa desse tempo!

Enfim, após todas essas dicas, o que podemos desejar é SEJA FELIZ, SEMPRE! Priorize-se, se ame e entenda que você MERECE SER FELIZ!

Uma rotina estressante faz parte da vida e ela não pode fazer com que você desfrute menos de momentos únicos e especiais.

Não hesite em pedir ajuda se achar necessário! Existem profissionais especialistas que podem lhe auxiliar, além de produtos naturais que podem contribuir para melhorar sua qualidade de vida!

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