Suplementos e complementos alimentares: quando é preciso usá-los?

Suplementos e complementos alimentares

Atualmente, com a correria do dia a dia, nem sempre somos capazes de nos alimentar de maneira saudável — e isso faz com que as simples atividades cotidianas nos deixem mais estressados e cansados que o normal.

A boa notícia é que os suplementos e complementos alimentares estão disponíveis para amenizar todos esses problemas. Eles complementam a alimentação, contribuem para a ingestão adequada de nutrientes, aumentam a imunidade e garantem a saúde e a energia do organismo.

Aproveitando que no dia 31 de agosto é comemorado o Dia do Nutricionista e entrando no clima de uma vida mais saudável, vamos apresentar neste post alguns exemplos desses produtos tão poderosos. Conhecendo-os melhor, você poderá aproveitar todos os benefícios. Continue a leitura e confira!

Ômega 3

O ômega 3 faz parte do grupo das gorduras insaturadas que não são produzidas pelo organismo. Não prejudicam a saúde e desempenham papéis fundamentais para o bom funcionamento do metabolismo, fornecendo energia para o corpo e um grande efeito anti-inflamatório para as células.

Além da função anti-inflamatória, ajuda a aliviar dores articulares e impede que a gordura presente no sangue endureça e provoque ataques cardíacos ou AVCs. A suplementação rica em ômega 3 também é excelente para prevenir e até tratar a depressão.

Da mesma forma, é muito importante na diminuição da pressão arterial e do colesterol ruim (LDL), ajudando a aumentar o bom (HDL) e prevenindo doenças cardiovasculares.

Probióticos

Os probióticos são bactérias e leveduras essenciais para manter a imunidade e a boa saúde intestinal. Eles ainda auxiliam na digestão e absorção das vitaminas e nutrientes presentes nos alimentos. São bem pequenos, numerosos e habitam o intestino, a pele e as mucosas.

Algumas situações, como o uso de antibióticos, estilo de vida diferenciado e estresse podem diminuir a sua quantidade. Esses fatores podem ser muito prejudiciais ao organismo, além de provocar o desenvolvimento de doenças e abrir espaço para bactérias maléficas. A boa notícia é que a suplementação ajudará a equilibrá-los.

Ela poderá ser feita por meio de cápsulas, líquidos ou sachês. Devendo ser diluídos em água ou sucos antes de serem consumidos e podem ser encontrados em farmácias ou lojas de produtos naturais.

Vitamina C

A vitamina C é um dos complementos alimentares mais conhecidos, devido aos seus inúmeros benefícios para a saúde. É utilizada, principalmente, na prevenção de gripes e resfriados, pois fortalece o sistema imunológico e alivia os sintomas desses incômodos.

Além disso, tem efeito antioxidante, previne doenças cardiovasculares, protege a saúde dos olhos. Ainda, embeleza unhas, pele e cabelos, e ainda auxilia na perda de peso e no ganho de massa muscular. Pode ser encontrada em cápsulas e comprimidos efervescentes.

Vitamina D

De todas as vitaminas, a D é de longe a mais benéfica para se ingerir em forma de complemento alimentar. Ela também tem contribuído para a diminuição da mortalidade geral em adultos, protege da gripe, melhora a saúde mental e óssea (reduzindo o risco de fraturas). Lembrando que ainda favorece a perda de peso.

Zinco

O zinco é considerado um dos minerais mais importantes para a saúde do organismo. Assim como a vitamina C, ele diminui os radicais livres e tem a função de proteger contra bactérias, vírus e diversos agentes externos.

Além disso, regula inúmeras funções corporais, beneficia a fertilidade de homens e mulheres, protege o coração, diminui o risco de diabetes e facilita o ganho de massa muscular.

Agora que você já conheceu os principais suplementos e complementos alimentares e seus benefícios, é importante lembrar que eles também poderão causar alguns efeitos colaterais desagradáveis. Por exemplo, quadros de hipervitaminose e reações alérgicas. Portanto, o ideal é aproveitar o Dia do Nutricionista e reconhecer a sua importância, consultando-o antes do início do tratamento, combinado?

E aí, gostou de conhecer os principais suplementos e complementos alimentares? Tem alguma dúvida ou gostaria de citar mais algum? Então, deixe um comentário e compartilhe a sua opinião sobre esse assunto!

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