Entenda como tratar problemas com a acne de uma vez por todas!
Por mais que a gente saia da adolescência, as temidas espinhas, que pareciam um problemão diante do espelho, às vezes nos perseguem até a vida adulta. Por conta disso, você já deve ter se perguntado inúmeras vezes como tratar acne, não é verdade?
De maneira geral, esse problema é causado por alterações hormonais, estresse ou até mesmo por questões genéticas. Além disso, costuma se agravar no verão, pois o calor aumenta o suor e a oleosidade da pele, e se soma a outros fatores, como excesso de sol, cremes hidratantes muito oleosos e maquiagem.
A boa notícia é que a acne tem solução e existem algumas medidas que podem ser tomadas para preveni-la, tratá-la ou pelo menos reduzi-la, deixando a sua pele muito mais lisinha e bonita. Quer saber quais são? Então, continue a leitura e confira!
Limpe a pele diariamente
A rotina de cuidados para tratar a acne deverá ser feita diariamente e incluir, pelo menos, a remoção completa da maquiagem com uma loção tônica antes de dormir e a lavagem do rosto com um sabonete para pele oleosa, de 2 a 3 vezes ao dia. É muito importante evitar o excesso de limpeza porque, quanto mais se lava, mais se estimula a produção de sebo.
Utilize produtos adequados para resolver o problema
Além dos sabonetes para pele oleosa e acneica, o uso de filtro solar livre de óleo também é fundamental para manter o rosto sempre saudável e longe das espinhas. Os sabonetes esfoliantes, por sua vez, devem ser utilizados com moderação. A esfoliação é geralmente recomendada 1 ou 2 vezes por semana, dependendo do caso, e sempre que houver orientação médica, desde que a derme não esteja sensibilizada.
Alguns produtos também podem ser ótimas opções para tratar acne. Confira alguns exemplos:
- ácidos retinoico e salicílico;
- nicotinamida;
- lactobacilos;
- máscaras faciais à base de argila;
- géis antiacne;
- antibióticos tópicos;
- isotretinoína.
Geralmente, eles impedem a formação de novas espinhas e inflamações na pele, e ainda podem ser comprados prontos ou manipulados em farmácias específicas — desde que sejam devidamente prescritos por um dermatologista.
Evite maquiagem comum
Usada para disfarçar a acne na maioria das vezes, a maquiagem comum também pode contribuir para que o problema se intensifique. Portanto, quando for utilizar uma make, prefira versões à base de gel ou oil free, combinado?
Deixe as espinhas secarem naturalmente
Espremer espinhas aumenta a reação inflamatória da pele e faz com que as bolinhas fiquem ainda maiores. Além disso, piora o problema e pode provocar o surgimento de manchas e cicatrizes. Portanto, deixe-as secar naturalmente e não interfira nesse processo.
Mantenha uma alimentação saudável
Manter uma alimentação rica em ômega 3, zinco e antioxidantes, comendo muito salmão, sementes de girassol, frutas e legumes, pode reduzir a inflamação da pele e melhorar a aparência da acne.
Além disso, é essencial consumir alimentos ou cápsulas manipuladas que contenham as vitaminas A, C e E, para deixar a pele menos oleosa, desobstruir os poros, promover a renovação celular, regular os hormônios e combater o envelhecimento precoce.
Alimentos como farinha branca, chocolate, refrigerantes e frituras dificultam a digestão, estimulam as glândulas sebáceas e costumam ser os mais citados por pacientes como fatores desencadeantes da acne. Portanto, evite-os ao máximo.
Essas são as principais dicas sobre como tratar acne e deixar a cútis muito mais bonita e radiante. No entanto, se a sua condição for muito severa, é de extrema importância procurar um dermatologista. Só ele poderá analisar seu caso e receitar os produtos que melhor se adaptarão ao seu problema. Sua pele agradece!
E aí, gostou destas dicas? Então, que tal conhecer produtos excelentes para tratar a acne e manter a sua pele incrível? Acesse o site e confira!