Entenda os sintomas da menopausa e veja como tratá-los corretamente

menopausa

Conforme estudo sobre epidemiologia da menopausa e dos sintomas climatéricos em mulheres da região sudeste do Brasil, 75% delas sofrem com a chegada da menopausa, com ondas de calor pelo corpo. Os sintomas da menopausa indicam que você está entrando em uma nova fase da sua vida. Mas a melhor medida para diminuir seus receios é o conhecimento.

Você pode se manter alegre, com a pele bonita, o cabelo brilhante e o corpo saudável durante o período da pré-menopausa, informe-se com profissionais da sua total confiança. Não existem estudos comprovados sobre medicamentos e tratamentos baseados no senso comum. Continue essa leitura para ampliar seus conhecimentos sobre os sintomas da menopausa.

Entenda a menopausa

A menopausa é o fim da menstruação. A partir desse momento fica difícil engravidar, pois não há ovulação. Essa interrupção não é repentina, ela se inicia em um período anterior chamado de climatério. Esse período pré-menopausa aparece por volta dos 45-50 anos (mas pode acontecer antes).

A menopausa ocorre de maneira diferente em cada mulher. É natural da evolução do nosso corpo, não existindo formas para preveni-la ou adiá-la. Quando a menstruação fica irregular, pode surgir a dúvida: será que estou entrando na menopausa? Consulte um médico ginecologista, ele indicará exames de sangue que medem taxas de hormônios para avaliar sua situação.

Conheça os principais sintomas da menopausa

É o climatério que traz tantos sintomas antes de ocorrer a menopausa. E quais seriam eles?

Ondas de calor pelo corpo

Também conhecidas como fogacho, provoca suor em excesso principalmente no rosto e no pescoço. Esse é o sintoma mais relatado pelas mulheres. Existem medicamentos que podem minimizar seu efeito.

Irregularidade menstrual

A menstruação pode falhar de 2 a 4 meses seguidos.

Secura vaginal

A falta de lubrificação da vagina a deixa menos elástica, tornando as relações sexuais dolorosas. Podem aparecer coceiras e pequenas feridas.

Ganho de peso e gordura abdominal

A diminuição do hormônio estrogênio e do metabolismo facilitam o aumento da gordura corporal.

Pele fica mais seca e flácida

A queda na produção de colágeno deixa a pele mais suscetível a rugas. E não é somente no rosto que isso acontece, em todo o corpo se instala a flacidez.

Aparecimento de doenças e complicações

Aumentam as chances de doenças cardíacas e osteoporose. Culpa da baixa quantidade de estrogênio mais uma vez, pois esse hormônio tem a capacidade de proteger o coração e de induzir a produção de substâncias que fixam nos ossos o cálcio ingerido.

Alterações emocionais

As constantes modificações hormonais desse período deixam as mulheres mais vulneráveis, não é raro encontrá-las, em torno dos 50 anos, sofrendo de desânimo intenso, grande tristeza, irritação, choro sem causa aparente etc. Não é só uma questão hormonal, há também modificações físicas, como o fim da fertilidade. Em mulheres que se dedicam exclusivamente ao lar, os sintomas emocionais são piores.

Compreenda a terapia de reposição hormonal

Como cada mulher é única, o tratamento para aliviar os sintomas da menopausa também é bastante particular. Há um consenso para tratar os calores que afetam a qualidade de vida: o uso dos hormônios estrogênio e progesterona sintéticos. O médico deve ser consultado para indicar o início do tratamento, a quantidade de hormônio administrada e qual a via de administração.

Essa terapia de reposição hormonal pode ser feita com comprimidos, uso de géis ou adesivos. O objetivo dela é o equilíbrio entre os hormônios e melhoria significativa na rotina. A duração desse tratamento só pode ser avaliada por um profissional com capacidade para verificar riscos e benefícios.

Podem surgir efeitos colaterais, como dor de cabeça, retenção de líquidos, aumento da gordura corporal, alterações de tireoide, fibrocistos no seio, entre outros.

Existem outras possibilidades de tratamento que não são hormônios sintéticos. É o caso de medicamentos naturais encontrados em farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais. Eles trazem um grande alívio para os diversos sintomas da menopausa. Você pode procurar ainda por acupuntura, massagens, óleos, entre outras coisas. Mas não se esqueça de sempre consultar o médico.

Como visto, a menopausa é uma etapa na vida da mulher. Agora que você conhece um pouco mais sobre o assunto, entenda outros cuidados especiais que devemos ter em cada fase. Boa leitura!

Comentários no Facebook

topo