Entenda as principais vantagens do medicamento manipulado

Medicamento manipulado

É comprovado por pesquisas que o ser humano está vivendo mais do que há algumas décadas. Isso é possível, principalmente, devido aos avanços na medicina. Também é um fato que a maioria dos pacientes sai do consultório com uma receita em mãos.

Quando chega a sua hora de comprar algum medicamento, o que você pensa? Em comprar o remédio industrializado ou ir até uma farmácia de manipulação? Descubra neste artigo as vantagens do medicamento manipulado. Boa leitura!

Entenda o que são medicamentos manipulados

São medicamentos fabricados de forma individualizada em farmácias de manipulação. O cuidado e a atenção durante todo o processo de fabricação garantem que sejam seguros e eficazes.

Nas farmácias de manipulação você também encontra cosméticos, nutricosméticos, polivitamínicos, suplementos e outros produtos. O farmacêutico indica as melhores escolhas e orienta quanto ao uso. Vale lembrar que esses produtos citados acima não exigem prescrição médica.

Descubra as vantagens do medicamento manipulado

Há muitos benefícios em adquirir medicamentos manipulados. Veja, a seguir, alguns deles.

É seguro

Quando o assunto é medicação, é muito importante pensar na qualidade do produto. Para garantir a segurança, o farmacêutico analisa a receita e observa detalhes como a composição, a forma e a posologia da medicação.

A fabricação de medicamentos em farmácias segue rigorosas normas de boas práticas de manipulação. Os fornecedores de insumos para esses produtos são aprovados pela ANVISA, mesmo órgão que  regula a produção de medicamentos industrializados.

Possibilita a associação de medicamentos

Você sabia que em uma única cápsula produzida na farmácia podem ser colocados diversos medicamentos? .

No caso de pacientes que fazem uso de muitos medicamentos, a associação medicamentosa é uma grande vantagem, pois ajuda a diminuir a quantidade de comprimidos ingeridos ao mesmo tempo.

Dessa forma, as chances de sucesso no tratamento aumentam, visto que, assim, diminui-se a possibilidade de que o paciente esqueça alguma medicação.

Ajuda a personalizar o tratamento

Evite a automedicação SEMPRE, mesmo quando se trata de medicamentos manipulados. Lembre-se: cada indivíduo é único, e o fármaco usado por um amigo pode não ter o mesmo efeito em você.

Pensando nisso, as farmácias produzem rótulos com todas as informações pertinentes ao paciente, como: nome do indivíduo, nome do médico, número de registro da receita, data de fabricação e validade, descrição completa da fórmula, posologia e identificação da farmácia e do farmacêutico responsável.

Oferece a dose ideal

Os medicamentos industrializados são padronizados segundo a dose da substância por comprimido e a quantidade de pílulas por embalagem. Em contrapartida, os medicamentos manipulados oferecem a quantidade exata das cápsulas e da substância prescrita para você.

Além disso, você não vai precisar se preocupar com o descarte das medicações que sobrarem e nem com a possibilidade de ficar sem os medicamentos.

Saiba como escolher a farmácia de manipulação

Busque por estabelecimentos que tenham certificação da vigilância sanitária e da ANVISA para se sentir seguro. Procure informações sobre a equipe que produz a medicação e,de preferência, converse com o farmacêutico responsável pela instalação.

Como você viu, há muitas vantagens em adquirir medicamentos produzidos em farmácias. A fabricação deles é rigidamente supervisionada, e todas as normas regulamentadoras são seguidas. Nesse caso, cada medicação é única, assim como você.

Entendeu as vantagens do medicamento manipulado? Quer realizar um orçamento ou fazer uma pergunta? Então entre em contato conosco. Aguardamos você!

Comentários no Facebook

topo