Por que temos tanta vontade de comer doces? Descubra aqui!

vontade de comer doce

Você certamente já deve ter sentido uma incontrolável vontade de comer doce ao menos uma vez por dia, não é verdade? Principalmente em certos períodos, como depois do jantar, no fim da tarde ou até mesmo no meio da madrugada.

É normal ser apaixonado por açúcar. O problema é sentir aquele desejo tão forte, que  costuma aparecer sempre no mesmo horário ou circunstância. A má notícia é que, nesses casos, isso pode ser um dos sintomas da carência de algumas vitaminas ou de resistência à insulina.

Sendo assim, preparamos um post especial para que você possa entender como isso acontece e aprender a controlar essa vontade de uma vez por todas. Continue a leitura e confira!

Por que o organismo sente necessidade de doces?

Como mencionado, geralmente o organismo sente certa necessidade de doces em 3 períodos do dia. Veja quais são e por que ocorrem!

Depois das refeições

Quando a vontade de comer doce vem logo depois do almoço ou do jantar, normalmente está ligada à resistência à insulina. Isso acontece porque esse hormônio precisa se conectar às células do organismo para fazer com que a glicose entre no sangue e forneça energia.

A resistência interrompe essa conexão, fazendo com que o organismo sinta que precise de mais energia ou de uma fonte rápida dela. Assim, a pessoa come mais do que precisa e acaba, na maioria das vezes, recorrendo aos doces.

Final da tarde

Já o desejo incontrolável que aparece todos os dias no finalzinho da tarde, é frequentemente causado pela queda da serotonina, um neurotransmissor conectado à sensação de saciedade e bem-estar. Com a proximidade da noite, ela começa a se transformar em melatonina, que provoca sono e um intenso relaxamento.

A queda natural desse neurotransmissor acontece com todo mundo, mas as pessoas mais suscetíveis a essas mudanças são as que têm carências de alguns nutrientes, como ferro, ácido fólico, magnésio e vitaminas C, B6 e B12. Ficar muitas horas sem se alimentar também interfere na ação da serotonina e pode levar a esse quadro.

Outra causa para isso é a alergia alimentar. Como ela controla a saciedade e a necessidade de carboidratos, sua deficiência pode aumentar incontrolavelmente a vontade de comer doce, levando à compulsividade.

Madrugada

Durante a noite, muitas pessoas têm crises de hipoglicemia, que pode provocar sono agitado, pesadelos, suores intensos, aceleramento dos batimentos do coração e desejo por doces. Isso acontece quando se come muito açúcar antes de dormir ou quando se deita em jejum, depois de muitas horas sem se alimentar.

Quem tem essas crises costuma ver os doces como válvulas de escape, sem saber que eles são os seus grandes causadores. Isso acontece porque o açúcar gera um pico de glicose no organismo, que leva ao aumento da insulina, podendo causar uma hipoglicemia de reação pouco tempo depois. Sendo assim, o ideal é evitar o seu consumo nesse período.

E quando ela aparece durante todo o dia?

Há, ainda, quem sinta a necessidade de comer doces o dia inteiro. O culpado por essa vontade tão constante costuma ser o desequilíbrio da flora intestinal. Com o predomínio de más bactérias e fungos que se alimentam de açúcar e que, em alta quantidade, podem gerar substâncias que levam à hipoglicemia e outras complicações relacionadas à imunidade.

Como controlá-la de forma definitiva?

Para controlar o desejo de doces, é muito importante beber bastante água (exceto durante as refeições), evitar comida industrializada, apostar nas frutas e proteínas, e se alimentar a cada 3 horas. Dessa forma, o índice glicêmico tende a ficar regulado, evitando os picos de fome e a obsessão por açúcar.

Esses são os principais causadores daquela vontade de comer doce que insiste em aparecer. Contudo, isso não quer dizer que é necessário eliminar totalmente o açúcar do cardápio, mas apenas moderar o seu consumo. Para quem tem muita dificuldade, é possível  contar com a ajuda de inibidores naturais de apetite. Porém, para isso, é indispensável se consultar com um profissional da área de saúde antes!

E aí, gostou de saber as causas e como controlar a vontade de comer doce? Quer que seus amigos também aprendam isso? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais!

Comentários no Facebook

topo